Já estão em operação os novos endereços do Portal do TJMG e dos e-mails do Tribunal, com a terminação jus.br substituindo a antiga, gov.br. Até dezembro, os dois endereços vão funcionar juntos. A partir de 1º de janeiro de 2009, os endereços gov.br serão desativados, tanto para páginas na internet quanto para e-mails.

Padronização

A mudança segue a Resolução 41 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em setembro de 2007, que estabeleceu diretrizes para a integração e padronização dos sites do Poder Judiciário.

Com relação à padronização, o objetivo do CNJ foi instituir uma nomenclatura clara e intuitiva, para facilitar o acesso do cidadão às informações. Assim, por exemplo, todos os tribunais estaduais passarão a adotar endereço similar: www.tjuf.jus.br, sendo que, em cada um, as letras “uf” são substituídas pela sigla do Estado. Esta mudança não afetou os endereços do TJMG, que já estavam adequados ao padrão proposto.

Mais segurança

A maior novidade trazida pelo jus.br é a segurança que proporciona, pois o CNJ estabeleceu padrões que precisam ser atendidos antes da alteração. Os endereços jus.br utilizam um padrão internacional que reduz o risco de manipulação de dados, através de tecnologia de criptografia com uso de chaves públicas. A cadeia de segurança assegura a integridade de conteúdo, evitando ataques, validando os dados e garantindo a origem das informações.

Fonte: TJMG