Nesta segunda-feira, 13 de março, 25 novos juízes do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) participaram de um curso destinado à apresentação do Cesi (Centro de Segurança Institucional), realizado na Academia de Polícia Militar. Os participantes integram o 12º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos, promovido pelo TJMG por meio da Ejef (Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes).
Foto: Marcelo Albert
O Cesi foi instituído pela Lei Complementar 85/2005, com a finalidade de assessorar o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais na implementação de ações estratégicas de segurança dos magistrados, dos servidores, do patrimônio e de informações.
Na abertura do evento, o superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson Ferreira, agradeceu pela oportunidade oferecida aos juízes substitutos e falou da satisfação de contar com a PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) como parceira.
Foto: Marcelo Albert
Inicialmente, o módulo destinado à apresentação do Cesi para os novos magistrados teria carga horária de duas horas, mas o desembargador Estevão Lucchesi, presidente da Comissão de Segurança do órgão, propôs ao superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, incluir na grade um treinamento mais abrangente, com duração de aproximadamente oito horas. Por julgar que a experiência seria valiosa para os magistrados, o 2º vice-presidente aceitou prontamente o pedido.
O desembargador Estevão Lucchesi apresentou a estrutura do Cesi do TJMG e destacou a importância do órgão para garantir a necessária tranquilidade e a segurança ao magistrado em sua atuação. O desembargador reiterou a importância do apoio da PMMG.
Os empossados aprenderam noções de segurança pessoal, legislação, dinâmica prática e teórica de ações policiais, instrução teórica e prática sobre o uso de armas e noções sobre materiais explosivos.
Em seguida, os novos juízes foram apresentados ao serviço do Cesi oferecido aos magistrados e servidores, por meio das assessorias das Polícias Militar e Civil, nos casos de ameaça. Eles ainda receberam dicas de segurança pessoal para mitigar possíveis riscos à própria segurança e de seus familiares.
No período da tarde, os docentes da PMMG apresentaram as principais demandas judiciais envolvendo o órgão e, em seguida, os novos magistrados assistiram vídeos sobre atividades práticas de incursão de policiais em locais de risco, teoria e prática do uso de armas de fogo e noções sobre explosivos, por meio de demonstração dos policiais integrantes do Gate (Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar de Minas Gerais).
Fonte: TJMG