Nos dias 3, 4 e 5 de abril, os participantes do 12º Curso de Formação Inicial para Juízes de Direito Substitutos conheceram um pouco mais sobre as rotinas específicas da Corregedoria-Geral de Justiça, com o chamado Módulo Corregedoria.

Nesta quarta-feira, 5 de abril, os sistemas do TJMG e os sistemas conveniados serão apresentados aos novos juízes. O juiz auxiliar da Corregedoria, Guilherme Lima Nogueira da Silva, vai explicar sobre o funcionamento do SIJUD, Malote Digital e Banco de Peritos.

Enquanto o coordenador da Cosis (Coordenação de Apoio e Acompanhamento dos Sistemas Judiciais Informatizados da Primeira Instância), Sílvio Renato de Oliveira, fica com a tarefa de mostrar as funcionalidades do Bacenjud, Renajud, Infojud, SIEL, Infoseg, SIP, Infopen, CNIB, entre outros.

Na terça-feira, 05 de abril, o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, e equipes da Corregedoria levaram aos juízes conhecimentos sobre os Sistemas Judiciais Informatizados e seus impactos na gestão processual. Assim, os alunos puderam entender como processar Alvará de Soltura Eletrônico, como acessar o Banco Estadual de Mandados de Prisão, como se valer dos recursos do Sistema de Informações Policiais e quais são as regras de negócio para utilização dos sistemas.

Na segunda-feira, dia 4, os novos juízes estiveram com os juízes auxiliares da Corregedoria, Soraya Hassan Baz Láuar e Guilherme Lima Nogueira da Silva, que abordaram o tema: Fiscalização das Unidades Judiciárias – Correições Ordinárias e Extraordinárias.

O curso é promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O Módulo Corregedoria se encerra na semana de 24 a 28 de abril, quando novos temas serão levados aos juízes.


Fonte: TJMG