Os novos juízes e juízas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram nesta quinta-feira, 8 de agosto, da cerimônia de encerramento do 14º Curso de Formação Inicial de Juízes de Direito Substitutos (CFI), promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A solenidade, realizada no Auditório do Tribunal Pleno, marcou a conclusão de um importante ciclo na carreira dos magistrados. Veja mais fotos aqui.

 

O vice-presidente de saúde da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, participou da solenidade representando o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Resende e Santos, que cumpre agenda institucional em Belém do Pará.

 

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, saudou os novos magistrados e, cumprimentando o juiz Jair Francisco dos Santos, disse aos novos juízes e juízas para terem certeza de que onde estiverem podem contar com a Amagis.

Em sua fala, o presidente do TJMG, desejou boa sorte aos novos integrantes do Judiciário mineiro. “Desejo que se realizem no ofício de distribuir justiça e o exerçam com conhecimento, amor e compaixão. Nossas expectativas são de que se sintam mais preparados profissionalmente e sigam para suas comarcas com a consciência de que não estão sozinhos”, afirmou o desembargador.

 

Ele destacou a importância da formação contínua e do equilíbrio entre o conhecimento técnico e a sensibilidade humanística. “A busca por aperfeiçoamento precisa ser constante. Ao buscarem aperfeiçoamento, mirem-se não apenas na formação técnica, mas também na humanística. É a partir deste equilíbrio que poderemos juntos aperfeiçoar a justiça em Minas e contribuir para uma sociedade que se paute pelos valores da fraternidade, da pluralidade e da inclusão”, aconselhou Corrêa Junior.

Oradora

Durante a cerimônia, a oradora da turma, juíza Thais Aparecida da Silva Oliveira, fez um relato pessoal lembrando sua trajetória. "Para mim, é muito significativo estar aqui hoje. Sinto-me profundamente emocionada ao refletir sobre a minha trajetória até aqui. Fui faxineira, sou filha de doméstica, e tenho muito orgulho dessa minha história e da minha origem”, declarou Thais.

Ela destacou que o momento de conclusão da formação marca o início de novas jornadas repletas de desafios e de mudanças que estão por vir. "Durante nosso curso, estivemos juntos no mesmo vagão, compartilhando experiências, conhecimentos e desafios. Foram encontros diários nos quais aprendemos uns com os outros ", disse a juíza.

A juíza Thais enfatizou a importância da diversidade de pensamentos e histórias de vida na construção de um Judiciário mais forte e representativo. "Hoje levamos conosco os valores que aqui adquirimos. Somos gratos a cada juiz, desembargador e servidor que compartilhou seus conhecimentos, experiências e conselhos", afirmou.

Por fim, a juíza expressou um agradecimento especial ao desembargador Caetano Levi e parabenizou seus colegas, desejando que a jornada de cada um como magistrado seja marcada por decisões justas e um legado de integridade, com sabedoria, justiça e humanidade sempre presentes.

Paraninfo

O desembargador Renato Dresch, paraninfo da turma, foi homenageado durante a cerimônia de encerramento do curso. Em seu discurso, o magistrado lembrou aos novos magistrados que, embora possuam a missão de distribuir justiça, são, antes de tudo, pessoas que aceitaram esse desafio. "Somos apenas pessoas que aceitaram a missão de distribuir justiça. Lembremo-nos que juntos fazemos mais e melhor", declarou.

 

Renato Dresch deu as boas-vindas aos novos juízes e juízas, desejando sucesso na construção de suas carreiras. "Sejam todas e todos bem-vindos à magistratura mineira. Tenham êxito na construção das fontes do rio da vida profissional. Desejo que todos vocês sejam profissionalmente dignos, vitoriosos e realizados na vida da magistratura", finalizou o desembargador.

Patrono

O desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, patrono da turma em seu discurso ressaltou a importância de o juiz ir além da simples aplicação da lei. "O juiz deve ser justo, evitando que sua decisão seja fruto de emoção, de impulso ou preconceito, mas baseada na razão e no racionalismo, como parâmetro da justiça", afirmou.

Dirigindo-se às novas juízas e juízes, o desembargador Kildare desejou-lhes sucesso na complexa tarefa de julgar. Ele enfatizou a importância de serem sensíveis às transformações sociais e aos sonhos de felicidade da alma humana, especialmente em um século marcado pela evolução científica, tecnológica e digital.

O superintendente-adjunto da Ejef e vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna, ressaltou a excelência do curso, a dedicação dos participantes ao longo do processo formativo e desejou sucesso aos juízes e juízas. “A trajetória até aqui foi marcada por muito estudo, dedicação, esforço e renúncias, no entanto tenho certeza de que todas as dificuldades valeram a pena. Estou convencido de que cada um de vocês darão suas parcelas de contribuição significativa para a justiça mineira”, afirmou o desembargador.

Expectativa dos novos magistrados

O juiz João Paulo Bispo de Abreu, que assumirá a comarca de Rio Pardo de Minas, no norte do estado, destacou os desafios que espera enfrentar na nova função. "Estamos cientes dos desafios que nos aguardam nessa missão difícil de prestar um bom serviço e fazer valer a justiça. Queremos que as comunidades carentes da região sintam que o Estado está presente e que há justiça sendo feita. Acredito que esse é um grande desafio, e o que espero é estar à altura dele."

A juíza Clara Maciel Antunes Barbosa, designada para atuar na comarca de Piranga, na Zona da Mata mineira, compartilhou suas expectativas em relação ao novo desafio. "As expectativas são as melhores. Estou muito ansiosa para ir para Piranga. Sei que vou dar o meu melhor na comarca e estou muito feliz,", afirmou a magistrada. Clara Maciel destacou a importância da preparação que recebeu para assumir o cargo. "O curso foi muito bom, a experiência prática foi muito relevante e estou muito orgulhosa da turma, de mim também. Tenho certeza de que vai dar certo", concluiu.