novosjuizes4.jpgTomaram posse nesta sexta-feira, 10, os 88 novos juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade foi realizada no salão do I Tribunal do Júri, do Fórum Lafayette, em BH.

Os magistrados foram empossados acompanhados pelos desembargadores do Tribunal Pleno do TJMG, além de outros colegas, amigos e familiares. O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial desembargador Edésio Fernandes, que presidiu a sessão destacou a responsabilidade da profissão. Ele explicou que o exercício da magistratura pressupõe um olhar plural, livre de preconceitos, acolhedor e que respeite as diferenças, com a disponibilidade para aprender a reavaliar sempre. “Chegam à Justiça as mais diversas mazelas humanas e sociais. Mas há sempre um propósito, um ensinamento, uma lição, nas mãos de Deus”, disse Herculano.

De acordo com o desembargador, ser juiz é um grande desafio, que exige habilidade em viver em sociedade, para ouvir e conhecer as necessidades, atento aos anseios e aspirações da sociedade onde atua. “Por assumir função social tão importante, exige-se do magistrado uma conduta irrepreensível, que passa longe da arrogância ou distanciamento. É necessário envolver-se com serenidade, sabedoria e humildade”.

O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, saudou os novos colegas. “O exercício da magistratura requer coragem, e essa coragem provém da consciência moral. Quero dizer que, em ultima instância, vossas excelências dependem de si próprios. Sem consciência moral não existe a necessária independência, que faz do juiz o guardião da liberdade, o que garante os direitos civis, o precursor da cidadania”, disse.

novosjuizes2.jpgO presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, presente à solenidade, observou que os novos juízes empossados chegam para suprir uma lacuna no Estado, que pretende levar a uma grande parte do território mineiro o sentimento de justiça e de garantia da cidadania. “A Amagis recebeu de braços abertos os novos colegas, que vão abrilhantar o Poder Judiciário com sua competência por muitos anos, a partir desta data”, disse.

O juiz João Paulo dos Santos Costa discursou em nome da turma e disse que “hoje passamos a integrar uma das mais respeitadas e dignas instituições do país, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Hoje, nos tornamos juízes desta grandiosa terra, talvez a maior do país, porque são muitas as Minas Gerais. Queremos dizer à sociedade mineira fique tranquila e que se regozije, porque esta nova turma de magistrados está ansiosa por fazer o bem e contribuir para a realização da justiça em nosso Estado”, disse o novo juiz.

novosjuizes.jpgnovosjuizes3.jpg