reuniaojuizes.jpg

Foi realizada hoje, 07/06, a terceira reunião de juízes eleitorais de Minas Gerais para discutir os novos procedimentos que deverão ser tomados para as eleições de outubro deste ano. A abertura ocorreu pela manhã na Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do TRE-MG, e estende-se por todo o dia.

A abertura do encontro foi feita pelo Presidente do TRE-MG, desembargador Baía Borges, pelo juiz José do Carmo Veiga, diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE, pelo presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias, e pela diretora-geral do Tribunal, Elizabeth Rezende.

Estiveram presente 93 juízes neste encontro, do total de 351, responsáveis pelas zonas eleitorais da capital e interior. De acordo com o presidente do TRE, desembargador Baía Borges, o objetivo deste encontro é a orientação dos juízes, servidores e funcionários para o bom funcionamento das eleições. “No caso de eleições, o TRE reúne-se com os juízes para passar as informações e orientações, servindo também, para a troca de experiências. Como Minas é muito grande, cada um tem a sua realidade, e esta troca de idéias, geralmente acaba resultando na tomada de medidas que algum juiz sugere, beneficiando todo Estado” observou.

O juiz José do Carmo Veiga disse que o encontro é fundamental devido à necessidade da constante transformação do trabalho do juiz eleitoral. “Estamos fazendo nesta reunião uma preparação de tudo quanto nós precisamos desenvolver em termos de eleições este ano. Estamos tratando aspectos de ordem administrativa que naturalmente é de grande interesse para todos, devido à necessidade de uma constante adequação a cada eleição, desta nova realidade que nós enfrentamos na justiça eleitoral”, disse.

O presidente da Amagis, o juiz Bruno Terra Dias, lembrou também da realidade que vivem os juízes eleitorais, por ele considerados como profundos conhecedores das situações dos municípios e do Estado. “Aproveitando o conhecimento que os juízes têm das múltiplas realidades regionais e locais, o TRE promove este encontro, com a participação da Amagis, no sentindo de que os juízes sejam alertados para mudanças da legislação eleitoral e mesmo para a prática cotidiana, já que existe alternância na investidura eleitoral e é sempre bom ter uma atualização, a fim de que os trabalhos transcorram com a habitual tranquilidade e sem questionamentos de sua legitimidade”.

Na programação estavam marcadas palestras ministradas pelo juiz José do Carmo Veiga, diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE, da diretora da Secretaria Judiciária, Eliana Galuppo, do diretor da Secretaria de Controle Interno e Auditoria, Adriano Denardi, Rogério Tavares, assessor de comunicação do TRE, do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, Maurício Melo e da diretora-geral do Tribunal Dra. Elizabeth Rezende.

Este é terceiro encontro de juízes eleitorais organizado pelo TRE-MG, a próxima reunião está marcada para o dia 12 de junho com a última turma.