Neste mês de agosto, os juízes diretores de Foro, juízes da Execução Penal e presidentes de Apacs recebem ofícios assinados pelo coordenador do Programa Novos Rumos do TJMG, desembargador Joaquim Alves de Andrade e do presidente do Núcleo de Assistência Servidor Solidário, Júlio César Massensini, dando início à terceira edição da Campanha “Natal Especial nas Apacs”.

A campanha destina-se a apadrinhar os filhos de recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) em Minas e envolve magistrados, servidores, representantes da comunidade local. O objetivo é presentear crianças de 0 a 12 anos, com roupas, calçados e brinquedos. A entrega dos presentes é feita na época do Natal, quando uma confraternização é organizada em cada comarca onde funciona Apac, com a participação de recuperandos e seus familiares.

Em 2010, foram atendidas 1.242 crianças, em 26 comarcas. Em 2011, o número de comarcas passou para 31 e foram 1.668 crianças presenteadas. A mobilização envolve a família forense, que integra magistrados, promotores, defensores, advogados e servidores, e segmentos diversos da sociedade, tendo já participado a Maçonaria, Lions, Rotary, Pastoral Carcerária , entre outros.

No ano passado, as comarcas de Santa Maria do Suaçui e São João Del Rei estenderam a campanha aos filhos dos presos do sistema comum. Das 66 crianças de Santa Maria do Suaçui, 39 eram da Apac e 27 filhos de detentos da cadeia da cidade. Já em São João Del Rei, do total de 360 crianças apadrinhadas, 60 eram filhos de recuperandos e 300 dos presos do presídio local.

A campanha tem parceria com o Núcleo do Servidor Solidário, formados por servidores do TJMG, da Capital, e é aberta a todos os interessados, bastando procurar o fórum de sua cidade.

Para mais informações, entrar em contato com o Programa Novos Rumos, pelos telefones (31) 3207-5234 / 5237, ou pelo e-mail novosrumos.apac@tjmg.jus.br.

Fonte: TJMG