apac.jpg
Cumprindo uma das estratégias do Programa Novos Rumos relacionadas às Apacs, que é a de promover a capacitação de dirigentes, funcionários e voluntários que atuam na entidade, entre os dias 18 a 22 de março, será realizado o 7º Curso de Formação de Gestores e Multiplicadores do Método Apac, na cidade de Itaúna. O evento terá a participação de 57 representantes de Apacs em funcionamento em Minas Gerais e também do Brasil. O objetivo é formar gestores para a administração dos Centros de Reintegração Social geridos pelas Apacs, bem como capacitá-los na multiplicação do processo de gestão, reforçando os princípios da metodologia.

O curso, promovido desde o ano de 2006, é uma realização conjunta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Programa Novos Rumos, e da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac). As atividades são desenvolvidas no Granja Glória Hotel, na Avenida Chico Inácio, s/nº, no Bairro Fazendinha, MG 050, KM 90, estrada municipal de Itaúna, sentido Divinópolis.

Um dos princípios do método apaquiano é evitar toda forma de amadorismo e improvisação no acompanhamento ao apenado, relata o coordenador-executivo do Programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. “Daí a importância do curso, que permite capacitar, promover a descoberta de novos valores e trocar experiências, despertando nos participantes a seriedade da proposta e do trabalho a ser desenvolvido. Por isso o público-alvo será de membros da diretoria voluntária (presidentes e vice-presidentes recém-nomeados) e funcionários recém-contratados (gerentes administrativos, plantonistas, secretários administrativos, encarregados de finanças, encarregados de oficinas e condutores de segurança)”, completa o magistrado.

Abertura


A abertura será às 8h30 do dia 18 de março e contará com a presença do coordenadores do Programa Novos Rumos do TJMG, desembargador Jarbas de Carvalho Ladeira Filho e juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e do presidente da Fbac, Valdeci Antônio Ferreira.

Uma extensa programação, que vai de 18 a 22 de março, inclui palestras, dinâmicas e momentos de espiritualidade, com a previsão de visitas técnicas às dependências das Apacs feminina e masculina de Itaúna. Também as oficinas são um diferencial do curso, pois agrupam pessoas com atuações semelhantes em assuntos específicos, rotinas e padronizações referentes às Apacs.

No primeiro dia do curso, haverá apresentações que ajudam a contextualizar a atuação dos vários parceiros que atuam junto às Apacs, como a Diretoria de Apacs da Secretaria de Estado de Defesa Social, o Projeto Além dos Muros da Fundação AVSI e o Projeto Recuperando e Regresso do Instituto Minas pela Paz.

A condução do curso está a cargo de Valdeci Antônio Ferreira, presidente da Fbac, que tem a missão de congregar as Apacs de todo o Brasil, além de assessorar as do exterior, zelando pela correta aplicação da metodologia.

Além dos painéis relativos à metodologia apaquiana, vão ser apresentados temas sobre gestão, como “Ética na Administração”, “Planejamento Estratégico e Operacional” e “Empreendedorismo Social com Sustentabilidade”

Foto: Divulgação/TJMG
Fonte: TJMG