O Núcleo de Trabalho e Integração Social - Nutris, comemorou no dia 10 de agosto, os vinte e cinco anos de existência. O evento aconteceu na sede do Nutris, no bairro Mariano de Abreu, e contou com a participação das pensionistas envolvidas no projeto, como a pensionista Nara Peixoto, voluntária desde o início dos trabalhos, que ressaltou a importância do Nutris na vida da comunidade. “É gratificante ver as crianças aprendendo, levando conhecimento até para suas famílias. Muitas delas, caso não fosse esse trabalho, estariam nas ruas”. Ela conclui com a ideia de que as voluntárias têm consciência do que mais que ajudar as crianças, elas próprias estão sendo ajudadas, participando de um trabalho social.
O evento ainda teve a participação dos funcionários e das crianças, além da do diretor presidente, Ronaldo Ribeiro, que estava bastante satisfeito com o evento, porque segundo ele, “o Nutris hoje é tudo, eu falo isso com o maior orgulho porque eu venho de uma família humilde, por isso procuro sempre agradecer. E o que eu posso fazer é retribuir o que Deus me deu ajudando quem precisa”. Ainda de acordo com ele, até o final do seu mandando ele pretende executar vários projetos, como por exemplo “começar a funcionar aos finais de semana e feriados, para tirar a meninada da rua, também queremos triplicar o número de crianças beneficiadas> Gradualmente vamos conseguindo isso, com ajuda da nossa Amagis que nunca tem faltado”.
Para a idealizadora do Nutris, pensionista Lucinda Alvarez, que foi a grande homenageada, a instituição representa sua vida. “Depois que minhas filhas cresceram e não precisavam mais da minha assistência, eu passei a viver em função destas crianças que são atendidas pelo projeto. Quem vê o trabalho hoje, não imagina a grande luta que foi para podermos chegar a esse ponto. Todo o nosso esforço valeu a pena. Hoje colhemos os frutos da sementinha plantada há 25 anos”, afirmou.
A diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes, que representou o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais, disse que é grande a alegria em trabalhar para um projeto dignificante. "As voluntárias trabalham diariamente para que essas crianças tenham condição de um futuro melhor, conquistando um lugar no mercado".
A solenidade ainda teve a apresentação de dança, coral e capoeira, com as crianças da creche e do Núcleo de Arte e Cultura. A pensionista Delenda de Faria Campos, que já foi presidente da instituição, assim como Lucinda Alvarez, não conteve a emoção. “Estou feliz em poder participar desta festa. Nunca pensei que chegaríamos tão longe”, disse.