Magistrados, pensionistas e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de funcionários, voluntários e muitas crianças, reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 31, para celebrar os 30 anos de fundação do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), instituição que atende cerca de 350 crianças e adolescentes no bairro Mariano de Abreu, na zona leste de Belo Horizonte, e conta com o apoio da Magistratura mineira.
Na ocasião, foi inaugurado o Anexo I da creche, com salas de aula, sala de coordenação pedagógica, dois banheiros, sala de TV e espaço para atividades psicomotoras. O anexo recebeu o nome de ‘Delenda de Faria Campos’, uma das pensionistas fundadoras do Nutris que foi homenageada com o descerramento de uma placa e a fixação de uma foto na entrada do anexo.
A vice-presidente de Saúde da Amagis e juíza auxiliar da presidência do TJMG, Rosimere do Couto, representou o presidente da Associação, desembargador Alberto Diniz, e o presidente do Tribunal, desembargador Nelson Missias de Morais, na solenidade. Ela destacou o trabalho desempenhado por funcionários, pensionistas e voluntários do Nutris e a importância do apoio da Magistratura para a continuidade dos serviços prestados.
“O trabalho desenvolvido com as crianças e os jovens atendidos pelo Nutris e pelo NAC possibilita o crescimento e a aprendizagem desses menores que tanto necessitam de nossa ajuda e nosso amor. Por isso, peço aos magistrados que contribuam mensalmente com esse trabalho para que mais crianças possam ser beneficiadas”, conclamou Rosimere do Couto.
O presidente do Nutris, Ronaldo Ribeiro, agradeceu o apoio da Amagis e do TJMG nesses 30 anos, o trabalho abnegado das pensionistas fundadoras do Nutris, como Lucinda Alvarez e Delenda de Faria Campos, e a contribuição dos parceiros e dos funcionários que se dedicam diariamente à educação e ao desenvolvimento social dos menores.
Para a vice-presidente do Nutris, Marlene Fernandes, em momentos de celebração como este é importante relembrar e aplaudir a iniciativa das fundadoras do Nutris que, hoje, se transformou em um braço social da Magistratura mineira. “São pessoas abnegadas, dignas de nosso reconhecimento. E, para que esse trabalho, que começou há 30 anos com tantas dificuldades, possa continuar, precisamos do apoio financeiro de nossos magistrados”, afirmou.
Muito emocionada, Delenda de Faria Campos agradeceu a homenagem recebida e ressaltou que todo o avanço alcançado nesses 30 anos é fruto do trabalho coletivo. “Ninguém faz nada sozinho. Éramos 12 pensionistas envolvidas nesse trabalho de tanto amor e doação. O tempo passou, e agora somos seis. Por isso, precisamos tanto da ajuda de magistrados, servidores do Tribunal e pensionistas para que, juntos, continuemos essa missão que tanto nos engrandece”, disse.
Também estiveram presentes na solenidade o desembargador Maurício Soares, ex-presidente da Amagis, e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte.
Obras
As obras de construção do Anexo I e de revitalização de todo o espaço duraram sete meses e foram financiadas com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte. Para o segundo semestre deste ano, estão previstas a construção de uma brinquedoteca, troca do telhado do pátio, ampliação da cozinha e reforma de um banheiro.
O Anexo I possui salas de aula, banheiros e espaço para atividades psicomotoras
De acordo com a representante da Diretoria Regional de Educação Leste da prefeitura, Hendy Lopes, desde 2017 a PBH tem investido nas instituições porque entende que a rede parceira, como é o caso do Nutris, é complementar ao trabalho realizado na rede própria de ensino. “Temos buscado nas instituições as melhorias necessárias para que o atendimento continue sendo de qualidade, como é o caso do Nutris. É uma instituição que tem um trabalho pedagógico importante, desempenhado de acordo com as proposições do município. Essa obra inaugurada hoje vem ao encontro dessa qualidade no atendimento”, destacou Hendy Lopes.
Sala de aula possui infraestrutura completa para atender as crianças de até dois anos
Sala inaugurada no Anexo I é usada para atividades psicomotoras
O Nutris
O Nutris atende, hoje, cerca de 350 crianças e jovens do bairro Mariano de Abreu, na zona leste de Belo Horizonte. O Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), fundado em 1989 por Lucinda Alvarez e mais 11 mulheres, todas esposas de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), é hoje mantido por um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte e pelas contribuições voluntárias de pensionistas e magistrados mineiros. O atendimento proporciona às crianças saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva, visando a educação integral em conjunto com as famílias.
Funcionamento
O horário de funcionamento é de 7h às 17h, e, durante esse período, as crianças participam das diversas atividades, sempre supervisionadas pelos professores. Além de brinquedos distribuídos por salas de acordo com a faixa etária, há espaços como parquinho e casinha de bonecas, numa área de 1.000 m². São oferecidas quatro refeições por dia, com exceção dos berçários, que recebem cinco.
Como contribuir
Você também pode ajudar. Para contribuir com a instituição, é possível fazê-lo diretamente no Nutris ou, no caso dos magistrados e pensionistas, fazer a solicitação do documento de autorização para desconto em folha. O valor da doação é livre e toda quantia será de grande ajuda.
Para mais informações:
No Nutris: (31) 3485-6035 (Falar com Maria Nilza)
Na Amagis: (31) 3079-3471