Capa MagisCultura

A Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como igrejinha da Pampulha, estampa a capa da 15ª edição de MagisCultura, a revista de cultura e arte dos magistrados mineiros. Parte integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que está prestes a ser reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Igreja começou a ser construída em 1942, mas foi inaugurada em 1959 e se transformou em obra-prima e um dos principais pontos turísticos e também um dos mais conhecidos cartões-postais de Belo Horizonte.

A ornamentação principal da igreja coube a Cândido Portinari, com o painel central e os quadros da Via Sacra, e teve ainda a participação de Alfredo Ceschiatti com os painéis internos do Batistério; de Paulo Werneck, com os painéis das paredes externas em pastilhas; e Roberto Burle Marx, com os jardins.

Autores

A nova edição traz textos dos seguintes magistrados: Francisco Romanelli, Doorgal Andrada, José Fernandes Filho, Luiz Carlos Biasutti, Geraldo Hamilton de Menezes, Mônica Sette Lopes, Christiane Alvim, Fernando Armando Ribeiro, João Quintino, Amaury Silva, Rogério Medeiros e Gutemberg da Motta e Silva.

Além de contos, poesias e crônicas, há artigos e ensaios sobre filosofia, a música popular brasileira, Tomás Gonzaga, Umberto Eco, o livro ‘O pequeno príncipe’ e sobre o escritor Osman Lins.

A foto da capa é do fotógrafo Sérgio Falci. As ilustrações são da artista plástica Sandra Bianchi; projeto gráfico e diagramação de Rachel Magalhães e edição do jornalista Manoel Marcos Guimarães. O diretor da revista é o juiz Renato Jardim.

Lançamento:

O lançamento da nova edição da MagisCultura será realizado no dia 14 de abril, às 19h, no Parque Esportivo da Amagis (Rua Albita, 160, Cruzeiro, BH).

Leia aqui as outras edições de MagisCultura.