A Amagis e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) realizaram, na noite desta quinta-feira, 17 de julho, o lançamento de duas importantes obras jurídicas no salão de eventos da Amagis. O evento celebrou a produção acadêmica e homenageou o legado jurídico da desembargadora Jane Ribeiro Silva.


Foram lançados os livros “Dosimetria da pena: o pensamento de Jane Ribeiro Silva”, organizado pelo Professor Doutor Felipe Martins Pinto, e “Conta de Chegada: uma análise jusfilosófica do fenômeno da dosimetria da pena”, de autoria do Defensor Público Fernando Campelo Martelleto, com apresentação do Senador Rodrigo Pacheco e prefácio do Professor Doutor Felipe Martins Pinto.

O nome da Emajs - Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva - homenageia a vocacionada magistrada e professora que dedicou sua vida ao aperfeiçoamento da Magistratura e do Judiciário.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, celebrou a iniciativa. “Receber este evento é motivo de muito orgulho. As obras lançadas representam não apenas uma importante contribuição para o estudo do Direito, mas também uma homenagem merecida à desembargadora Jane Silva, cuja trajetória inspira magistrados, magistradas e operadores do Direito”, afirmou.

Para o professor Felipe Martins Pinto, o trabalho de organização da obra foi uma forma de tornar acessível a riqueza da produção jurídica da magistrada. “A desembargadora Jane Silva foi uma professora de muitas gerações, mas acabou escrevendo pouco, principalmente sobre o tema no qual ela se notabilizou, que foi a fixação de pena. Compilamos os precedentes de sua atuação em diferentes cortes para sistematizar essa valiosa contribuição,” explicou o advogado.

O lançamento contou com a presença da filha da desembargadora Jane Ribeiro Silva, Lídia Junia Silva Brasil Marins, que falou sobre o sentimento em ver o lançamento de uma obra que homenageia sua mãe. “É indescritível, porque a homenagem é trazê-la um pouco de volta. E isso aqui é um sonho. É um sonho que ela teve, que a gente teve junto com ela. Então, para mim, é incrível. É emoção demais”, declarou.