O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) da Comarca de Belo Horizonte, promove, em 27 e 28 de outubro, oficina de parentalidade para pessoas separadas que têm filhos. O objetivo do curso é mostrar aos pais a necessidade de poupar crianças e adolescentes dos conflitos da separação e do divórcio, de forma que os ex-cônjuges convivam harmoniosamente entre si e com os filhos. Isso proporciona às famílias um ambiente acolhedor no período de transição e evita os danos da alienação parental.

O projeto se articula à proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de pacificação social por meio da resolução consensual de litígios. A coordenadora do Cejus, juíza Lucy Augusta Aznar de Freitas, ressalta que a oficina acontece antes da mediação para conscientizar os casais sobre a possibilidade de dialogar e respeitar um ao outro apesar do fim da relação. “Em muitos casos, as pessoas ficam propensas a realizar o acordo após o curso”, explica.

A oficina será ministrada por instrutores capacitados em mediação de conflitos. A equipe foi treinada em Brasília, por especialistas do CNJ, especialmente para a condução da oficina com pais e filhos. Os participantes recebem orientações sobre o divórcio e a separação e sobre as consequências dessas decisões para o núcleo familiar, sempre tendo em vista que, com o fim do laço conjugal entre os pais, a família não se extingue, apenas muda de configuração. Também são fornecidas informações sobre a mediação, procedimento indicado em casos nos quais é importante manter o entendimento entre as partes por causa do vínculo entre elas.

Sempre interessadas em promover o entendimento e a compreensão, as técnicas do Cejus propõem a seguinte dinâmica: as oficinas com cada uma das partes, homens e mulheres, acontecem em momentos diferentes. São dois encontros com duração de três horas cada um, sendo que no dia 27 as atividades acontecem à tarde e no dia 28, de manhã. No dia 28, haverá também uma oficina destinada aos filhos, para que, reunidos com crianças e adolescentes com experiências semelhantes, eles possam compartilhar opiniões e expressar seus sentimentos.

O serviço é gratuito e é oferecido tanto a recém-separados quanto a pessoas que, já tendo rompido a união há mais tempo, queiram solucionar conflitos com antigos companheiros. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever pessoalmente, no Setor de Mediação do Fórum Lafayette (sala OP 177, 1º andar), pelo telefone 3330-2851 ou pelo e-mailmediacaolafayette@tjmg.jus.br. É necessário fornecer o nome, o contato e o endereço de ambas as partes.



Fonte: TJMG