Planejar o futuro passa pelas escolhas que fazemos no presente. Essa foi a tônica da palestra promovida pela Amagis, por meio da Coordenadoria Amagis Mulheres, na noite desta quarta-feira, 25. O especialista em gestão financeira Marco Túlio Jota e a advogada Marina Lemes Teixeira, falaram sobre organização financeira, abordaram a participação da mulher no planejamento e as melhores estratégias de gerenciamento de recursos.

Na abertura do evento, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, observou que a escolha do assunto diz respeito à vida de todos os magistrados e magistradas, quanto ao seu próprio futuro e de suas famílias, um assunto que, segundo ele, é extremamente sensível nesse período de economia agitada, onde todos vivemos com tantas incertezas, e a Magistratura não foge dessa angústia, principalmente com a falta da recomposição dos subsídios.

O presidente da Associação destacou ainda o papel da Coordenadoria Amagis Mulheres e de todas as suas integrantes, que vêm desenvolvendo um trabalho importante na discussão e implementação de projetos voltados para as mulheres, sejam magistradas, da ativa e aposentadas, pensionistas e familiares.

A diretora da Coordenadoria Amagis Mulheres, juíza Roberta Chaves Soares, também agradeceu às colegas integrantes da Coordenadoria e explicou que uma das motivações da criação desta pasta na Amagis é a desigualdade da presença feminina no Poder Judiciário.

“Além de compartilharmos informações, ensinamentos, encorajando e indicando possibilidades a outras mulheres, com um espaço de acolhida e escuta, em um ciclo de diálogos pela construção da paz”, disse a magistrada, explicando que um dos assuntos discutidos pelas integrantes da Coordenadoria era a realização de uma palestra com tema da organização financeira.

A partir dos trabalhos da Coordenadoria, ouvindo várias magistradas de diversas regiões do Estado e com as mais diferentes realidades, Roberta Soares constatou que a vida na Magistratura é solitária. “Buscamos muito cuidar do outro, resolver os problemas alheios, oferecendo respostas das mais diversas para diferentes conflitos, mas, muitas vezes, não cuidamos de nós mesmas, vivendo isoladas, sem vontade de mudar ou procurar ajuda”, explicou.    

Organização financeira

Em sua palestra, Marco Túlio Jota buscou falar das dificuldades que surgem na administração do dinheiro em família, a falta de diálogo sobre essa situação e comentou como cuidar das finanças. Ainda segundo o palestrante, um dos principais aspectos do orçamento familiar que contribui para a otimização financeira é o ato de poupar. Com relação a investimentos financeiro, Marco Túlio falou que o mais importante em qualquer investimento é a proteção em primeiro lugar, depois a rentabilidade.

A advogada Marina Teixeira apresentou a importância e o papel da mulher no orçamento doméstico, explicando que a ela deve ter uma participação ativa no gerenciamento familiar, sabendo de todos os custos e quanto precisa para sua aposentadoria.  

O evento foi realizado no auditório da Amagis e contou com a participação de magistradas e familiares, além de ter sido transmitida ao vivo pelo site da Associação. Assista aqui à gravação.(Para acessar, é necessário clicar no link "Área do Associado" na parte superior do site e fazer o login. Caso não se lembre de sua senha, é possível criar outra aqui.)

Compuseram a mesa de abertura também a vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, e a integrante da Coordenadoria Amagis Mulheres, juíza Solange Reimberg.