A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se apresentarão amanhã, 31 de agosto, às 12h30, no Conservatório de Música da UFMG. A participação faz parte do projeto Quarta Cultural, criado pela universidade mineira com o intuito de dar incentivo a artistas de música clássica e popular.


Orquestra e coral

A orquestra e o coral são parte de um projeto de inclusão social que é gerido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG e oferece a jovens alunos a oportunidade de ter aulas de iniciação musical, canto e instrumentos. O projeto é fruto de uma parceria firmada com o Instituto Ajudar e o Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (Cevam), com o apoio da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Minas Gerais, do Conservatório de Música da UFMG e de outras entidades.



O coral é integrado por crianças e adolescentes da Escola Estadual Dona Augusta, da Escola Municipal Ulysses Guimarães e da Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte. Já a orquestra é formada por jovens das instituições de acolhimento da capital, da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e da comunidade em geral. Atualmente, o projeto atende a mais de 200 crianças e adolescentes, que, além do aprendizado musical, recebem gratuitamente aulas de inglês e participam de outras atividades educativas.

Com um repertório bem eclético, os jovens músicos já se apresentaram nas Cantatas de Natal do TJMG, em solenidades como posses de diretorias e eventos de outros órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Fonte: TJMG