As juízas de Belo Horizonte receberam hoje, 2, a campanha Outubro Rosa, iniciada na Amagis com o objetivo de disseminar a prevenção ao câncer de mama e conscientizar as mulheres para a importância da mamografia e do acompanhamento médico. A Amagis levou a campanha ao Fórum Lafayette, na sala da Amagis.
outubrorosa2.jpg
outubrorosa1.jpg
outubrorosa.jpg
O Outubro Rosa teve início em 1997, nos Estados Unidos e, desde então, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, segundo tipo mais frequente da doença no mundo.
Diagnóstico
Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são elevadas. Por isso é tão importante o conhecimento, o autoexame e o exame médico. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), evitar a obesidade e praticar regularmente exercícios físicos são recomendações básicas, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool e a exposição a radiações em idade inferior aos 35 anos são contra-indicadas. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais com dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
Para auxiliar no conhecimento do próprio corpo e também contribuir para uma detecção precoce da doença, o autoexame é extremamente importante. No entanto, ele não substitui a mamografia e a consulta médica. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que sejam praticas no dia a dia.