Com o objetivo de conscientizar a população e as associadas e associados sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Amagis e a Amagis Saúde apoiam a campanha Outubro Rosa.
 
Amagis Saúde isentará, como faz tradicionalmente, as usuárias do plano do pagamento da taxa de coparticipação dos exames de mamografia realizados neste mês de outubro.
 
Com a iniciativa, a diretoria da Amagis busca estimular a prevenção, reconhecendo que ela é o meio mais eficaz para combater a doença.
 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o de maior incidência entre mulheres no mundo, tem apresentado uma curva ascendente nas estimativas sobre a doença e é a primeira causa de morte por câncer na população feminina. 
 
Levantamento do Instituto aponta que, neste ano, devem ser registrados 66.280 casos novos da doença no Brasil.
 
A prevenção é importante, pois o diagnóstico precoce é considerado a forma mais eficaz de se combater o câncer de mama. Apesar de o autoexame ser o método mais simples e difundido para identificar as alterações na mama, mastologistas alertam que ele não pode substituir a consulta médica e o exame de mamografia, que é reconhecidamente a forma mais eficaz de diagnosticar a doença.
 
Os sinais mais comuns do câncer de mama são nódulos no seio, um caroço fixo, endurecido, geralmente indolor, alterações e saída espontânea de líquidos dos mamilos. Hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a prevenir a doença.
 
A taxa de coparticipação, da qual as usuárias da Amagis Saúde estão isentas neste mês para o exame de mamografia, é o valor pago em alguns procedimentos clínicos, médicos ou laboratoriais.