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O ouvidor do TJMG, desembargador Jaubert Carneiro, recebeu em 6 de agosto visita do presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO/MG), Gustavo Costa Nassif. Entre os temas tratados na reunião, estava o trabalho desenvolvido pela ABO, no sentido de congregar todos os profissionais e entidades que exercem as atividades e funções de ouvidor/ombudsman.

O desembargador Jaubert Carneiro falou sobre as atividades da Ouvidoria do TJ, que foi criada em 2012, com o objetivo fortalecer o relacionamento do Tribunal com a sociedade. O órgão surgiu para atender a duas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõem sobre a transparência no Poder Judiciário e determinam a existência de serviço de atendimento aos usuários da Justiça, destinado a receber sugestões, críticas e reclamações acerca de suas atividades administrativas e jurisdicionais.



O magistrado explicou que as atividades do setor têm caráter informativo, educativo, propositivo e de orientação social, sem qualquer conotação correcional. Ele comentou dados estatísticos do órgão, que no período de janeiro a junho deste ano recebeu 736 demandas. Destas, 435 foram recebidas pelo atendimento telefônico 0800. Só no mês de julho, a Ouvidoria recebeu 195 demandas, sendo 135 provenientes do serviço telefônico.

O ouvidor do TJ comentou o bom resultado do serviço 0800, inaugurado em fevereiro deste ano, e disse que em breve a Ouvidoria irá passar a fazer também o atendimento presencial. Para o magistrado, tal fato representa mais uma maneira de a população se manifestar sobre os serviços prestados pelo Judiciário e irá facilitar ainda mais o acesso do cidadão à informação.



Durante a visita, o desembargador Jaubert Carneiro e o presidente da ABO conversaram sobre os múltiplos benefícios que as ouvidorias trazem para as instituições. Segundo eles, o serviço cria um ambiente de mais confiança e credibilidade, fortalecendo a relação com a população. Além disso, o trabalho desenvolvido pelo setor desempenha um papel muito importante na construção de políticas e no planejamento das instituições. Ao conhecer os principais problemas enfrentados, do ponto de vista do destinatário, é possível oferecer serviços que melhor atendam as necessidades do cidadão.

Esse estreitamento da relação da instituição com os cidadãos já ficou evidente no TJMG. Além das reclamações e críticas que chegam diariamente, a Ouvidoria já recebeu também elogios de quem teve o seu problema resolvido por intermédio do setor, como a mensagem enviada por Rogério Batista, de Juiz de Fora, após receber o valor referente a precatórios. “Percebo que o TJMG é das poucas instâncias que funcionam nesse país, obrigado pela resposta. (…). Fiquei muito grato pelo andamento da minha relação como cidadão e o TJMG.”

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG