A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acabou de inaugurar um novo instrumento de comunicação, o formulário eletrônico “Fale com a Ouvidoria”. Com a nova ferramenta, os cidadãos que têm demandas mais complexas, as quais necessitam de uma análise jurídica, podem contar com o direcionamento mais eficaz de suas dúvidas. Isso porque, assim que recebidas, as demandas são encaminhadas para o ouvidor, desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, para serem analisadas e respondidas.

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Para o desembargador, o compromisso do setor é encurtar cada vez mais a distância entre a instituição e a sociedade, e a chegada do novo formulário só tem a somar, pois oferece um atendimento mais preciso ao cidadão. De acordo com a Resolução 685/2012, a atividade da ouvidoria tem caráter informativo, educativo, propositivo e de orientação social. Isso se reflete no trabalho diário, pois o setor, além de sanar as dúvidas referentes ao TJMG, mantém uma comunicação constante com as ouvidorias de outros tribunais, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas e do Ministério Público estaduais, do Governo de Minas e de órgãos diversos em todo o País.

A novidade veio complementar as opções já tradicionalmente usadas, como o linkFale Conosco”, administrado pela Central de Comunicação para a Gestão Institucional e destinado a dúvidas cuja solução é mais simples. Muitos dos pedidos que chegavam por ele eram repassados para a Ouvidoria, com a qual, agora, o usuário pode se comunicar diretamente. Outros canais também muito utilizados são o atendimento telefônico gratuito (0800-283-3933), o presencial (Av. Álvares Cabral, 200, 5º andar, sala 508, Centro) e as cartas ou ofícios.

O ouvidor registra, ainda, que o êxito do trabalho da Ouvidoria se deve ao constante apoio recebido de magistrados de todo o estado. “Existe um enorme espírito de colaboração, pois as demandas são rapidamente recebidas e solucionadas. Outro lado essencial é a Corregedoria, que sempre nos apoia, além da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial, da Assessoria de Comunicação Institucional e dos servidores, que se empenham diariamente”, conta.

O novo formulário foi ao ar no dia 28 de janeiro. Em menos de um mês já pôde ser percebida a mudança expressiva que o “Fale com a Ouvidoria” gerou, pois a equipe do setor notou um grande aumento no serviço. “É possível crescer ainda mais e há muito que fazer, mas estamos, com certeza, no caminho certo”, afirma o desembargador.

Ouvidoria

A Ouvidoria TJMG foi criada em 2012 para fortalecer o relacionamento da Justiça mineira com a sociedade. O órgão atende às resoluções de nºs 79 e 103, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a transparência no Poder Judiciário e determina a existência de serviço de atendimento aos usuários da Justiça, destinado a receber sugestões, críticas e reclamações acerca de suas atividades administrativas e jurisdicionais.


Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG