A Ouvidoria Eleitoral do TRE-MG completa dois anos de existência neste mês. Criada pela Resolução 748/2009, do TRE-MG, como mais um canal de interlocução com a sociedade, o setor recebeu, nesse período, 4.405 chamados com reclamações, sugestões e críticas aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral mineira.

Desse total de chamados – todos com respostas encaminhadas aos autores - 795 foram denúncias, 1.973 reclamações, 438 elogios e 1.199 sugestões aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

As mensagens são recebidas por meio do formulário eletrônico disponível no portal do Tribunal (www.tre-mg.jus.br) , cartas pré-seladas (disponíveis nos pontos de atendimento da Justiça Eleitoral) e telefonemas.

Visita

Na semana passada, a Ouvidoria do TRE-MG recebeu a visita do Ouvidor Eleitoral do TRE baiano, juiz Renato Reis Filho, que se encontrou com o atual Ouvidor do TRE mineiro, juiz Maurício Soares. O encontro foi uma oportunidade de promover a aproximação dos que exercem ou auxiliam a função de ombudsman nos Tribunais Regionais Eleitorais.

Depois de um ano como Ouvidor, na última semana, o juiz Maurício Soares foi reconduzido para mais um biênio nesta função pela Corte Eleitoral. A primeira ouvidora eleitoral do TRE mineiro foi a juíza Mariza Porto, que atuou entre 2009 e 2010.

Fonte: TRE-MG