A programação destinada a homenagear os servidores do Judiciário mineiro, na 20ª edição da Semana do Servidor, foi inaugurada na tarde desta segunda, 26, no I Tribunal do Júri de Belo Horizonte, com o jornalista Fernando Rocha. O convidado, filho do juiz José Dalai Rocha e apresentador do programa “Bem Estar” da Rede Globo, proferiu a palestra “Na medida do possível”, tratando de mitos e verdades sobre saúde e sobre os desafios de traçar e alcançar objetivos.

Na abertura, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, lembrou que conheceu José Dalai, o pai do apresentador, na posse do magistrado, hoje aposentado, na Comarca de Elói Mendes. “Na época, fui apresentado a dona Sara. Fernando e o irmão eram apenas garotos. Diva ainda não havia nascido”, comentou, referindo-se à esposa e aos filhos do colega. O corregedor destacou a importância das famílias e manifestou sua alegria por estarem reunidos ali magistrados, servidores e familiares.

Falando a uma audiência que incluía vários de seus parentes, como um dos filhos, a irmã, pais e tios, o jornalista abordou questões relacionadas a saúde e bem-estar e relatou experiências que viveu como repórter e apresentador. Segundo Rocha, o convite para a atração matinal surgiu em parte pela ascensão profissional e em parte por sua aparência, com a qual as donas de casa, espectadoras habituais do horário, se identificassem.

Contudo, o público, principalmente por meio das mídias sociais, questionava e criticava o físico do jornalista. Surgiu, então, a proposta para que Fernando Rocha fizesse um regime e produzisse uma reportagem para contar como foi o processo de reeducação alimentar. Graças a isso, o apresentador aprendeu muito e adquiriu novas rotinas. “A medicina não é uma ciência exata. Há vários medidores de saúde, para além de ser magro ou gordo: exames de colesterol, triglicérides, pressão arterial. E não existe fórmula mágica”, esclareceu.

Comentou, ainda, que a dificuldade para emagrecer ou adotar hábitos saudáveis é real porque os “quatro cavaleiros do apocalipse” – sal, açúcar, álcool e gordura – são prejudiciais em excesso, mas também dão sabor aos alimentos. Rocha acrescentou que, para alcançar mudanças duradouras, é preciso adotar metas que sejamos capazes de cumprir e que permitam certa flexibilidade, o que ele denominou “deslizes calculados”, do contrário perdemos a satisfação em comer.

“Na matemática do bem-estar, gramas e calorias são somente variáveis. Qual é a sua medida?”, provocou. Para responder a essa pergunta, o apresentador propôs que cada ouvinte encontrasse um tipo de exercício físico de que gostasse e que pudesse praticar regularmente. Por fim, revelando que não sabe dançar, apesar de sua recente participação em uma competição de dança, convidou alguns dos presentes para subirem no tablado preparado para a apresentação e a se mexerem ao som de um grande sucesso pop.

Semana do Servidor 2015

Com o lema “Família é tudo de bom”, a Semana do Servidor deste ano acontece de 26 a 28/10, propondo aos servidores valorizar as relações familiares. Além da palestra de hoje, a programação promove um concurso de desenho, cujo resultado será divulgado na quarta-feira, 28 de outubro; apresentação de teatro infantil com o grupo Cyntilante, na mesma data; a homenagem aos servidores com mais de 30 anos de casa, na terça-feira, 27, seguida de coquetel de confraternização e show com a banda Copo Lagoinha.


Fonte: TJMG