Costão do Santinho (SC) – “O papel do Juiz na Sociedade Contemporânea e no Direito” foi o tema da Conferência Magna realizada nesta quinta-feira (24), após a solenidade de abertura do V Enaje. O evento está sendo realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O convidado para iniciar as palestras científicas sobre o trabalho do Judiciário no Encontro foi Luiz Edson Fachin, que é o advogado e professor titular de direito civil da Faculdade de Direito do Paraná. “Entendo que esse é um encontro de extrema importância, esse é um momento extremamente propício para os Juízes, que são os garantidores da democracia no Brasil, discutam não apenas questões ligadas às prerrogativas do Judiciário como também propostas para a própria sociedade. Eu entendo que neste momento que o Brasil vive que é um momento importante da preservação as conquistas sociais, dos 25 anos da Constituição brasileira, um encontro como este tem um papel muito relevante”.

Fachin destacou em sua fala os três maiores desafios do Magistrado hoje. O primeiro deles, segundo o professor é cumprir “o desafio de natureza técnica, é dar uma resposta adequada, escorreita aos litígios que são submetidos os Juízes”. Ele lembrou que para isso é necessário que o Magistrado tenha condições de para o seu permanente aperfeiçoamento.

O outro desafio ressaltado na palestra proferida aos Magistrados, “é o de natureza ética, que é do ponto de vista do comportamento pessoal do Magistrado, a qual se espera um comportamento exemplar, que é um desafio de natureza deontológica”, explicou Fachin.

Após a Conferência, os participantes assistiram a apresentação da Camerata e do Balé Bolshoi.
Fonte: AMB