A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) promoveu na noite desta terça-feira, 6 de agosto, a palestra "Inteligência Emocional: a Chave do Sucesso Pessoal", ministrada pela consultora Érica Fonseca. O evento, realizado no auditório da Amagis e transmitido ao vivo pelo canal da Emajs no YouTube, abordou aspectos fundamentais da inteligência emocional, incluindo o conceito, as habilidades, a gestão das emoções, a competência emocional e a competência cognitiva. A palestra foi uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre inteligência emocional e suas aplicações práticas na vida pessoal e profissional.
O juiz Richardson Xavier Brant, diretor-executivo da Emajs, destacou a importância do tema na busca por uma vida autêntica e plena. “É fundamental voltarmos os olhos para nossa trajetória e podermos dizer: valeu a pena, foi isso que eu queria fazer. E, se errarmos, reconhecer os erros, pois estarmos apaziguados com a vida é essencial. Além disso, planejar a vida que queremos ter e saber o que podemos encontrar nesse planejamento faz toda a diferença na nossa caminhada”, afirmou. O magistrado agradeceu à palestrante pela oportunidade de compartilhar seu conhecimento com todos os presentes.
Assista abaixo à palestra na íntegra:
Veja aqui mais fotos da palestra.
Érica Fonseca, ao longo de sua palestra, enfatizou o desafio de lidar com pessoas, ressaltando que todos possuem pontos de sombra e pontos de luz. “O objetivo desse encontro é trazer reflexões, técnicas e conhecimentos para despertar o melhor de nós, já que a maior parte dos resultados vem do nosso comportamento”, disse a consultora. Um dos temas destacados foi a importância de praticarmos a empatia, habilidade essencial para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e produtivas.
A palestra também foi um momento para apresentar iniciativas sociais importantes. Juntamente com a juíza Lucimeire Rocha, Érica Fonseca falou sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Irmão Sol, que acolhe cerca de 60 crianças e adolescentes em situação de abandono ou vulnerabilidade em Belo Horizonte. A Associação proporciona um ambiente seguro e acolhedor, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar dos acolhidos. Saiba mais sobre o trabalho da instituição e veja como contribuir no vídeo abaixo: