Vitória (ES) – O segundo dia das atividades do IX Congresso de Pensionistas e VII Congresso de Aposentados da AMB realizado em Vitória (ES), nesta quinta-feira (7), mobilizou cerca de cem participantes. No seu pronunciamento, o Presidente da AMB, Nelson Calandra, falou da jornada exaustiva que ele e os participantes tiveram durante o dia, referindo a outros eventos promovidos pela AMB em Vitória, paralelamente aos congressos de aposentados e pensionistas.

“Hoje a AMB apresentou um dos melhores trabalhos técnicos ligados ao meio ambiente“, destacou, explicando que abriu hoje o Fórum Nacional da Magistratura e Meio Ambiente, o Fonama.

Calandra estava acompanhado do Presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), Sérgio Ricardo de Souza, do Coordenador de Aposentados da AMB, Sebastião Amorim, e da Diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira.

No final da tarde, teve início a programação científica, com as palestras da Professora Doutora da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Jeanini Nicolazzi Philippi, que abordou o tema “Quando se demanda satisfação completa, como falar do mal estar“. Jeanini apresentou pontos sob a ótica da psicanálise levando a considerações sobre a felicidade, receitas simples para se atingir desejos. Ela também falou sobre a crença de que tudo é possível e o sentido da vida.

Já a segunda palestra “Estimulando a memória“, ministrada pela médica neurologista Soo Yang Lee, chamou a atenção dos presentes pela forma que conduziu os trabalhos.

“Fiquei agradavelmente surpresa com a energia das pessoas que estão aqui. Acho que eles estão fazendo o que eu falei para eles fazerem e muito mais para ser feliz. Eles devem manter a atividade física e buscar mais cultura e correr atrás da felicidade. Pelo que ouvi de alguns, isso já faz parte do cotidiano deles“, pontuou a médica Soo Yang.

“As palestrantes foram muito felizes em suas apresentações, animaram muito o público presente e entenderam as mensagens dadas pela médica e a psicóloga. Foram acontecimentos que são importantes para o nosso bem“, comentou Amorim.

Haydée disse que o dia foi muito produtivo. “A médica neurologista nos encantou com a maneira como conduziu a palestra. Ressalto ainda a criatividade do Presidente Calandra e da Amages, por ter-nos presenteado com um pacote para conhecer pontos turísticos da cidade, por meio de um sorteio. Isso nos deixa muito felizes porque vamos fechar o congresso com alta produtividade“, avaliou.

A pensionista Maria Marta Saliba Oliveira veio de Curitiba, especialmente, para o congresso. “De sobremodo as palestras trouxeram uma injeção de otimismo de que idade, qualquer que seja, contempla ainda muito de vida e de boa vida. Os palestrantes foram escolhidos a dedo e isso nos deixou muito animados“, sublinhou.

No final do evento foi designada uma comissão para definir o texto da Carta do Espírito Santo, que será divulgada nesta sexta-feira (8), durante o jantar de confraternização de pensionistas e aposentados da AMB.

Fonte: AMB