A campanha Papai Noel do TJMG promoveu nesta terça-feira (14/12) a entrega de presentes arrecadados para crianças atendidas por creches e instituições de acolhimento criadas por magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade contou com apresentações musicais e a tradicional visita do Papai Noel.

Foram apadrinhadas crianças do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Centro de Educação Infantil (CEI) do Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris) e do TJ Criança Abriga. Cerca de 700 cartinhas foram apadrinhadas.

Os presentes, cuidadosamente embrulhados e etiquetados, foram entregues por desembargadores, juízes, assessores, servidores, colaboradores e estagiários de várias unidades do TJMG. Eles atenderam os pedidos feitos nas mensagens manuscritas. Campanhas no interior também foram realizadas, paralelamente.

As crianças do CEI/Nutris cantaram a “Oração do Pai Nosso”, e as meninas do NAC/Nutris apresentaram um número de dança, com solo da dançarina Camille, ao som das canções “Sonho de Natal” e “Natal Encantado”.

Adolescente dança balé em saguão, diante de autoridades e crianças
Performance de jovem artista, estudante do NAC/Nutris, emocionou o público (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e a coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, entregaram certificados ao coordenador regional do Papai Noel dos Correios, Vinícius Constantino de Medeiros, que representou o superintendente estadual dos Correios em Minas Gerais, Luiz Enéias da Silva, e aos presidentes das entidades do Nutris e do TJ Criança Abriga, respectivamente, Ronaldo Ribeiro e Itamar de Carvalho Ribeiro.

Também participaram o 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; os juízes auxiliares da Presidência Delvan Barcelos e Rui de Almeida Magalhães e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Leopoldo Mameluque, além de servidores e funcionários do TJMG.

Fraternidade

Presidente discursa em solenidade
O presidente Gilson Lemes salientou que se trata de um evento especial, pelo caráter solidário (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente Gilson Lemes salientou que, entre as solenidades de que vem participando, esta tem um caráter absolutamente especial. “Ver o saguão repleto de crianças, aos pés desta árvore de Natal, onde repousam sonhos, é algo que emociona. Sinto-me tocado por um sentimento de esperança em dias melhores, mas, ao mesmo tempo, sou tomado por uma forte consciência do tamanho da nossa responsabilidade de trabalhar pelo futuro desses pequenos e pelo direito deles a uma infância e juventude protegida e feliz. Com isso, alimentando nessas crianças o encantamento e a magia desta data, a mais importante do calendário cristão”, disse.

Ele afirmou ainda que é gratificante ver a adesão da comunidade do TJMG à campanha, voltada para meninos e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social, alguns deles acolhidos em abrigos, longe de suas famílias. Ele agradeceu a todos que colaboraram com a campanha, bem como parceiros da iniciativa, e enfatizou a importância que a gestão do TJMG atribui à humanização e à construção de uma justiça mais próxima do cidadão.

“Deparar com um nome, a letra infantil e claudicante de quem foi há pouco alfabetizado e sentir o sopro de inocência que percorre aquelas linhas, permite também sentir a carência, afetiva ou material, de muitas dessas crianças, e provoca em nós empatia e solidariedade. Isso pode ser o ponto de partida para ações de voluntariado efetivas, que tenham o condão de transformar realidades. É um gesto pequeno, que pode soar banal — escolher uma cartinha e comprar uma pequena lembrança para uma criança —, mas pode ser impactante para quem a recebe”, afirmou.

Parceria

O coordenador regional do projeto da ECT, Vinícius de Medeiros, disse sentir-se orgulhoso de vir à sede do TJMG para comemorar o esforço conjunto em prol da população em situação de vulnerabilidade. “O TJMG é um grande parceiro, e ver a apresentação das crianças foi emocionante. Isso nos motiva a continuar. Neste ano, apesar da pandemia, o Papai Noel dos Correios sobreviveu e pudemos levar essa esperança a milhares de lares. Obrigada pela parceria e pela acolhida. Contem conosco sempre”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Nutris e servidor aposentado do TJMG, Ronaldo Ribeiro, as festas de fim de ano são ocasião de rememorar as várias contribuições, de indivíduos e instituições, para a manutenção da entidade. “Agradeço ao TJMG, à Prefeitura de Belo Horizonte, à Associação dos Magistrados Mineiros, que nos auxiliam tanto e são fundamentais para continuarmos atendendo”, disse. Ele também lembrou o devotamento de anos da servidora Maria Beatriz da Rocha ao TJ Criança Abriga. “Nós nos encontramos no ano passado, durante a campanha, e dez dias depois ela infelizmente faleceu. Mas tenho certeza de que ela está feliz com esse evento”, afirmou. 

Homem discursa em solenidade
Ronaldo Ribeiro agradeceu aos responsáveis pela iniciativa, a apoiadores e aos magistrados e servidores que aderiram (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

O Papai Noel do TJMG é coordenado pela Diretoria de Comunicação Institucional, por meio da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial. Há treze anos o Poder Judiciário estadual mineiro apoia a causa solidária lançada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o Papai Noel dos Correios. A campanha original foi criada há mais de três décadas, por funcionários da companhia.


Fonte: TJMG