As crianças do Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC), estiveram, nesta quarta-feira (3/12), na Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para participar da 17ª edição da Campanha “Papai Noel do TJMG” e da iniciativa “Papai Noel dos Correios”. A visita marcou a entrega simbólica de 919 presentes arrecadados para crianças de instituições parceiras da Corte mineira. Entre músicas, danças e a encenação de um presépio, os pequenos, muitos deles em sua primeira visita ao Tribunal, emocionaram o público ao receber o “Bom Velhinho”, que distribuiu abraços e encantou servidores, magistrados e convidados.
A juíza Marli Maria Braga Andrade, presidente do Nutris e NAC, prestigiou a solenidade. O Nutris e o NAC são apoiados pela Amagis e há 40 anos atende cerca de 300 crianças e jovens de famílias de baixa renda no Bairro Mariano de Abreu.
Além das crianças atendidas pelo Nutris e NAC, a solenidade contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores, colaboradores e de 90 crianças das seguintes instituições parceiras do TJMG: Instituto Mano Down, TJ Criança Abriga e Creche São João Paulo II. Parte das crianças apresentou músicas e danças e representou um presépio, que encantou os convidados. Os servidores do TJMG Edmeia Oliveira e Felipe Silva entoaram canções natalinas.
Fotos: Cecília Pederzoli / TJMG
“Autoridade máxima”
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, brincou que, neste dia feliz, o Tribunal seria governado pela “autoridade máxima”: o Papai Noel.
Ele ressaltou também a importância da 17ª edição da campanha:
“É muito bom termos a oportunidade de entregar os presentes dessa campanha maravilhosa, originária de uma parceria que já vem de muito tempo com os Correios. Isso nos deixa mais leves e felizes.”
Para a superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV) do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, a entrega dos presentes da campanha reforça o compromisso do Tribunal com a responsabilidade social, a solidariedade e a promoção do bem-estar coletivo:
“A campanha oferece a crianças em situação de vulnerabilidade não apenas um presente, mas esperança, afeto e a certeza de que são vistas e valorizadas. Através das cartinhas, meninos e meninas de todo o Brasil compartilham seus pedidos mais sinceros, muitas vezes simples, mas carregados de significado. Cada cartinha que chegou às nossas mãos trazia mais do que um pedido de brinquedo, trouxe também os sonhos, a inocência e a esperança de uma criança que acredita na magia do Papai Noel.”

A superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira, saudou a parceria com o TJMG e pontuou que a campanha da estatal de adoção de cartas, que está completando 36 anos, significa mais que um gesto solidário, pois também estimula o interesse pela escrita e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
“Esse é um dos maiores presentes que podemos oferecer a uma criança. O Papai Noel dos Correios carrega o verdadeiro espírito do Natal de partilha, empatia e solidariedade. E, para isso, contamos com a ajuda valiosa de milhares de padrinhos e madrinhas, instituições públicas, parceiros e todas as pessoas dispostas a acolher um pedido para fazer a magia acontecer.”
Momento mais feliz
Antes da entrada do Papai Noel, o presidente do TJMG destacou o gesto de cidadania e solidariedade da parceria com os Correios e aumentou a empolgação dos pequenos em ter a chance de ver de perto o “Bom Velhinho”.
“O Papai Noel passou na minha sala, tomou um café e comeu 10 pães de queijo. Ele veio de muito longe e estava com fome. Ele parou o trenó lá em cima e me disse que está muito feliz de vir aqui e abraçar vocês. Mas ele só vem se todo mundo chamar bem alto: ‘Papai Noel, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!’”
Após o chamamento de todos, o convidado especial apareceu e ganhou um abraço coletivo das crianças.
Na explosão de carinho e amor, os olhinhos dos pequenos brilharam: todos ganharam presentes e puderam tirar fotos com o Papai Noel.

Dispositivo de honra
O dispositivo de honra da solenidade de entrega simbólica foi composto pelo presidente Corrêa Junior; pelo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; pela superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac; pela presidente do Nutris e NAC, juíza Marli Maria Braga Andrade; pela superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira; pela coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, Sandra Ferreira Nunes; pela presidente do TJ Criança Abriga, Vânia Claudia Ferreira de Resende; e pela coordenadora da Creche São João Paulo II, Edna Maria Gonçalves Correia.
Confira o álbum completo de fotos da visita do Papai Noel.
*Com informações TJMG


