A Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), a Amagis e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) assinaram termo de cooperação para disponibilização de bolsas para o curso de pós-graduação lato sensu – MBA em Direito Ambiental e Minerário, que está sendo realizado em parceria com a Escola Superior Dom Helder.

O curso tem como objetivo oportunizar formação continuada com intuito de aprimorar sua capacitação para atuar, de modo teórico-prático, em questões ambientais e cíveis que envolvam conflitos em torno das temáticas de Direito Minerário. A Emajs realizou sorteio entre magistrados e magistradas interessados no curso.

De acordo com o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a Associação se sente muito enobrecida com o diálogo que foi proporcionado com essa parceria. “É muito relevante essa oportunidade de falarmos sobre o Direito Ambiental e Minerário, sempre com muito respeito à liberdade de pensamento”, disse o presidente, desejando que essa parceria se prolongue com outros temas.

A juíza Rosimere das Graças do Couto, vice-presidente Administrativa da Amagis, também destacou a importância do tema. “É uma matéria muito específica, por isso um curso para promover o conhecimento técnico é muito importante. O Judiciário se prende ao regramento legal para a atividade minerária, e o conhecimento técnico da mineração ajuda a entender esse tema”, afirmou a vice-presidente.

 

O juízes Auro Aparecido Maia de Andrade, Coordenador Acadêmico Geral da Emajs e Richardson Xavier Brant, Diretor-Executivo, agradeceram aos drs. Luís Márcio e Eduardo Couto por apoiar a realização do curso que representa um marco significativo para a Escola e reforça o compromisso da instituição com a formação acadêmica dos magistrados e magistradas de Minas Gerais, além de proporcionar estudos que proporcionam uma gestão mais sustentável e eficiente dos recursos naturais.

O presidente do Sindiextra, Luís Márcio Ribeiro Vianna, falou da satisfação em fazer parte desta parceria e da importância do Sindicato e da Associação, entidades que representam seus setores, promoverem essa cooperação. 

Por sua vez, o Conselheiro do Sindiextra, Eduardo Soares do Couto Filho, celebrou a parceria com a Emajs que contribui para o avanço do conhecimento na área de Direito Ambiental e Minerário, tema importante no cenário jurídico e econômico atual.

Estiveram no encontro pela Emajs o presidente da Associação Mantenedora da Escola, desembargador Baía Borges; o Conselheiro da Emajs, desembargador Tiago Pinto; o Coordenador Acadêmico Geral, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade e o Diretor-Executivo, juiz Richardson Xavier Brant.

Pelo Sindiextra, estiveram no encontro o presidente Luís Márcio Ribeiro Vianna e o conselheiro, Eduardo Soares do Couto Filho.