Diante das comemorações do centenário de nascimento do educador, antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou o livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles”.

A Amagis, por meio da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs), firmou parceria com a Unimontes para disponibilizar alguns exemplares deste livro aos associados e familiares interessados pelo preço promocional de R$ 90,00 por exemplar.

Os associados podem enviar e-mail para imprensa@amagis.com.br manifestando interesse em adquirir o livro, que informaremos mais detalhes.

O livro

Organizado pelo professor João Batista de Almeida Costa (vinculado ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS), a obra documenta e resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e obra do intelectual e escritor.

A coletânea é dividida em duas partes ao apresentar a obra, o pensamento, a trajetória e o legado de Darcy Ribeiro. Ele ressalta que, além dos artigos, a produção bibliográfica é enriquecida com uma galeria de fotos, ao final do livro, que revela momentos marcantes da vida do intelectual nascido em Montes Claros. O diretor da Editora Unimontes lembra que na primeira edição foram publicados 1 mil exemplares do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles. A obra comemorativa foi produzida com recursos públicos, do orçamento da Universidade, não sendo permitida a sua comercialização.

Os artigos do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” são dos seguintes autores:

“Darcy Ribeiro, como eu vi”, Ucho Ribeiro;

“Memórias Afetivas”, Cláudia Zarvos;

“Para lembrar Darcy Ribeiro”, Gisele Jacon de Araújo Moreira;

“Darcy Ribeiro 100 anos depois: uma justa homenagem”, André Borges de Mattos;

“Darcy Ribeiro: pensando os povos indígenas no Brasil”, Marivaldo Aparecido de Carvalho e Roberta Brangioni Fontes;

“O chabu da utopia Brasil”, Andrea Jakubasko;

“Darcy Ribeiro, mestre educador brasileiro”, Lúcia Velloso Maurício;

“Darcy Ribeiro e a universidade necessária”, Idenilson Meireles;

“Darcy Ribeiro: as utopias e fazimentos de um intelectual brasileiro”, Lia Ciomar Macedo de Faria e Rosemaria J. V. Silva;

“Espaço Biográfico: política da memória e arquivo em Darcy Ribeiro”, Haydée Ribeiro Coelho;

“Raça”, classe e nação em Darcy Ribeiro; contribuições a um debate incandescente”, Adélia Miglievich-Ribeiro;

“Eneida Tropical: o povo brasileiro como grande narrativa sobre o Brasil”, Demetrius Ricco Ávila