A 42ª Exposição Nacional de Orquídeas, realizada no Salão de Festas da Amagis, entre os dias 18 a 20 de outubro, movimentou mais de 1500 pessoas apreciando a beleza e diversidade das orquídeas, em evento organizado pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), em parceria com a Amagis.

A exposição reuniu vários expositores de Minas Gerais e São Paulo trazendo dezenas de espécies e gêneros de orquídeas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Além disso, os frequentadores puderam adquirir orquídeas de diferentes tipos e preços, entre 15 reais até a mais cara vendida, pelo valor de mais de 2 mil reais.

Além da feira, onde os participantes puderam ainda comprar produtos de cultivo em geral, e trocar experiências com os expositores, foi realizada a premiação de 39 plantas escolhidas em julgamento, e premiadas aos expositores.

Entre os critérios de premiação das plantas estão, os de espécies brasileiras e estrangeiras, plantas híbridas, destaque de espécies e planta escolhida pelo público, dentre outros critérios.

O juiz Carlos Roberto de Loiola, colaborador da AMO, orquidófilo e cultivador de orquídeas, disse que a oportunidade foi muito boa de reencontrar amigos cultivadores e apreciadores, e um sucesso total tanto entre frequentadores, vendedores e expositores.

De acordo com o juiz o mais importante de um evento desse é provocar além da preservação das espécies, também de seus habitats naturais. “Estamos ainda fomentando um mercado cada dia maior e colocando na consciência das pessoas a necessidade da preservação, envolvendo a sociedade para ainda atingirmos a preservação dos habitats naturais dessas plantas”, destacou Roberto de Loiola.