O site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) permite aos internautas que desejem expressar a vontade de ser doador de órgãos de expedir uma certidão. Após o preenchimento do formulário virtual, a pessoa poderá imprimir ou enviar o documento por e-mail para amigos e familiares. A iniciativa faz parte da campanha Doar é Legal e conta com o apoio da AMB.
Segundo o coordenador da campanha, Carlos Eduardo Richinniti, diretor do Foro de Porto Alegre, a entrega da certidão é um ato simbólico. “O documento não tem validade jurídica, mas é uma forma de a pessoa manifestar sua vontade de ser doadora, deixando registrada sua opção para conhecimento dos familiares”, afirmou o juiz.
Oe interessados em participar da campanha podem preencher o formulário disponível aqui. (http://www1.tjrs.jus.br/site/poder_judiciario/tribunal_de_justica/corregedoria_geral_da_justica/projetos/projetos/doar_e_legal.html )
A campanha Doar é legal é uma realização do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio Grande do Sul – e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e conta com o apoio da AMB.
Fonte: AMB