A advogada Patrícia Henriques Ribeiro tomou posse na tarde desta segunda-feira, 21, como juíza integrante da Corte Eleitoral, na classe de jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Patrícia Henriques foi eleita para novo mandato de dois anos, após ter exercido o primeiro mandato de 2020 a 2022.

O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, disse que é uma satisfação receber de volta a jurista Patrícia Henriques na Corte Eleitoral, que exerceu as funções, no biênio anterior, com competência e compromisso com a Justiça Eleitoral.

Amagis

Colega da juíza Patrícia Henriques em seu primeiro mandato na Corte Eleitoral, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente da Amagis, não pôde comparecer ao ato de posse em função de compromissos associativos, mas fez questão de enviar mensagem de congratulações. “A Corte recebe mais uma juíza que, juntamente com os demais valorosos integrantes, dignifica nossa Justiça Eleitoral. Independente, que se pauta pelo seu conhecimento e seus ideais, não se curva a pressão alguma e possui todos os predicados necessários à carreira”, afirmou Luiz Carlos.    

Corte

O jurista Marcelo Vaz Bueno saudou Patrícia Henriques, em nome da Corte Eleitoral mineira, e disse que ela acrescenta, com sua bagagem emocional e intelectual, uma grande contribuição para o bom funcionamento da casa.

A jurista Patrícia Henriques afirmou estar muito honrada em retornar à Corte e destacou a confiabilidade e a eficiência demonstradas mais uma vez pela Justiça Eleitoral na realização das eleições do ano de 2022, garantindo o exercício do voto e da democracia.

O procurador-regional eleitoral, Eduardo Morato, disse que é com sentimento de alegria que recebe a jurista novamente, em reconhecimento ao seu trabalho na Corte Eleitoral.  

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Patrícia Henriques Ribeiro é graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos de Belo Horizonte, com mestrado em Ciências Jurídico-Politicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorado em curso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É advogada militante há quase vinte anos, exercendo atualmente as suas atividades no escritório “Afonso & Henriques Sociedade de Advogados”. Exerce também a atividade docente na Faculdade Milton Campos, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Constitucional.  É, também, diretora jurídica da Associação Brasileira de Direito Processual – ABDPro e integrante de comissões da OAB Estadual e Federal.