pensionisite.jpg As pensionistas da magistratura mineira se reuniram hoje (05/03) na sede da Amagis, em Belo Horizonte. Elas foram recebidas pelo presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais, pelo 2º vice-presidente do TJMG e membro do Conselho Deliberativo da Amagis, desembargador Reynaldo Ximenes, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Sérgio Resende, pelo vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, juiz aposentado Cláudio Figueiredo, e pela diretora de Pensionistas da Associação, Dra. Marlene Maria Fernandes. O objetivo do encontro foi apresentar às pensionistas esclarecimentos sobre descontos no contracheque e a integralidade dos vencimentos, entre outros assuntos.

O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, fez a abertura da reunião, agradecendo a presença das pensionistas. “É uma honra tê-las aqui nesse encontro que reafirma o nosso compromisso com as nossas pensionistas. Quero ressaltar que a Dra. Marlene está credenciada junto ao Dr. Cláudio Figueiredo para tomar todas a providências necessárias para o bem das pensionistas e aposentados,” afirmou.

O 2º vice-presidente do Tribunal, desembargador Ximenes, falou em nome do desembargador Sérgio Resende. “O presidente do Tribunal não pode estar aqui porque teve de viajar para Bahia para um encontro de presidentes. Certamente, se não fosse esse compromisso, ele estaria aqui com muito prazer. Para mim, é um prazer trazer a palavra do presidente Sérgio Resende que, todos conhecem, é uma pessoa muito aberta, sensível e disposta ao diálogo”, disse. Reynaldo Ximenes falou também sobre a queda na arrecadação do governo de Minas e garantiu que, segundo o desembargador Sérgio Resende, o que o Tribunal puder ele vai pagar. “O que interessa para vocês é o mesmo que interessa para nós todos, magistrados. Temos, hoje, um vencimento compatível com nossa função, e depois de muita luta da Amagis e de membros da diretoria, como Dra. Marlene e Dr. Cláudio, conseguimos a autonomia financeira e passamos a receber pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tanto nós magistrados, como as viúvas também”, disse o desembargador se referindo à atual situação das pensionistas, que tentam através do departamento jurídico da Amagis, voltar a receber integralmente pelo TJMG – atualmente, por causa de uma mudança da previdência social, elas estão recebendo pelo Ipsemg. “Temos que defender intrasigentemente nossa autonomia financeira que implica, inclusive, na vinculação dos servidores e dos membros do Poder Judiciário ao Tribunal de Justiça. A luta é de todos”, disse. “O desembargador Sérgio Resende não veio por causa de compromissos, mas posso afirmar, em seu nome, que ele tem pelas viúvas, pensionistas e aposentados o mesmo sentimento que tem pelos colegas da ativa. Tanto que suas primeiras palavras depois que tomou posse foram as de que não fará pagamento algum a qualquer segmento que não possa ser estendido a todos os demais” concluiu Ximenes.

O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, completou que “o pagamento das pensionistas pelo Tribunal é uma das grandes preocupações que temos e vamos buscar uma via para tentar solucionar essa questão, já que isso não afetará em nada a folha do Ipsemg”, afrimou.
Em seguida, o vice-presidente dos Aposentados e Pensionistas da Amagis, juiz Cláudio Figueiredo fez uso da palavra e falou sobre a alegria de receber as pensionistas e o empenho da Amagis na luta pelos interesses da classe. “Quero ressaltar o dinamismo e o apoio incansável que o Dr. Nelson Missias tem nos dado, e a disposição e parceria da Dra. Marlene, que entra em constante sintonia com nosso departamento e com as senhoras. Temos lutado para isso”, disse.

Dra. Marlene explicou que tudo o que dependia da Amagis, para a volta do pagamento pelo Tribunal para as pensionistas, foi feito. “Fomos às reuniões e tudo que foi preciso nós fizemos. Mas infelizmente, burocraticamente houve entraves, e a coisa não caminhou conforme a gente desejava”,disse.

As pensionistas contaram também com um esclarecimento sobre descontos feitos em seus contra-cheques. Todas as dúvidas foram resolvidas com o servidor do TJMG, Leonel Carvalho.

Para encerrar, o departamento jurídico da Amagis, representado pelo advogado José Júlio, falou sobre as ações do setor, como a atuação a favor da integralidade dos vencimentos das pensionistas.

As presentes conferiram também uma palestra com o médico cardiologista e clínico-geral do Ipsemg e da Amagis, Marcelo Sadi Cury. Ele falou sobre “Cuidados da saúde do seu coração”.

“Esses encontros têm o objetivo de manter as pensionistas unidas para a defesa de seus interesses, e bem informadas para saberem administrar o recebimento da pensão. É preciso união para ter força”, afirmou Dra. Marlene.

A pensionista Dona Delenda Faria Campos aprova essas reuniões. “Eu não perco esses encontros marcados pela Dra. Marlene, porque é uma forma de esclarecermos algumas dúvidas que podem surgir. É uma reunião que trata de assuntos de nossos interesses e isso é muito importante. Acho que todas as pensionistas deveriam vir”, disse.

pensionistassite.jpg
reuniaopensionistas1.jpg
reuniaopensao.jpg