reuniao_pensionistas_01.jpgA sede da Amagis foi palco de uma reunião de pensionistas que aconteceu hoje (14) pela manhã. Na pauta do encontro: tratamento isonômico e Congresso Nacional de Pensionistas da Magistratura que, este ano, será realizado em Florianópolis (SC). Também fez parte do evento a palestra do clínico geral, médico do trabalho e sanitarista, Luiz Eduardo Miranda Gonzaga, que falou sobre depressão, abordando como a prevenção da doença.

Na abertura do evento, o presidente da Associação, juiz Nelson Missias de Morais, comunicou que a Amagis, com o apoio de outras associações de magistrados do país, encaminhou ao senado uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) referente à paridade da aposentadoria dos magistrados e a pensão das pensionistas.

Segundo vice-presidente dos Aposentados e Pensionistas, juiz Cláudio Manuel Barreto de Figueiredo, à época da gestão presidida pelo desembargador Doorgal Andrada, a diretoria avaliou que as pensionistas não tinham uma participação ativa na Amagis. Ele explicou que desde então a Associação passou a desenvolver progressivamente ações que integram a viúvas dos magistrados à instituição, e que hoje, o objetivo agora é garantir a isonomia do tratamento das pensionistas.

Motivação e prevenção

Na avaliação da diretora de Pensionistas, Marlene Maria de Almeida Fernandes, a reuniões devem cumprir um papel para além de informar as reuniao_pensionistas_02.jpgpensionistas sobre o que está acontecendo na magistratura. Ela destaca a importância de agregar as associadas, desenvolver o convívio entre o grupo e estimular hábitos de vida saudável, realizando ações de prevenção da saúde.

Durante a palestra, o médico Luiz Eduardo expôs a necessidade das pessoas se preparem para a aposentadoria, pois passarão a ter uma rotina diferente do ritmo de quando estavam em franca atividade, mudando seus hábitos de vida. “É importante olhar a vida como um todo, não se concentrar só no específico, pois há coisas que ficam negligenciadas para o segundo plano”, comentou.