Com o objetivo de constituir um espaço de formação e articulação dos atores sociais e discutir os direitos da criança e do adolescente, a comarca de Pirapora realizou no último dia 16 de junho o I Encontro dos operadores dos Direitos da Criança e do Adolescente da comarca.
O evento, que teve como tema central “A Convivência familiar, conselho tutelar e abrigamento”, foi organizado pelo Serviço Social Judicial com o apoio do juiz Fausto Geraldo Filho, da Infância e Juventude. Entre outros assuntos, foi discutida a radicalização do direito fundamental de crianças e adolescentes à convivência familiar como estratégia substitutiva à colocação em abrigos.
A abertura do encontro ficou por conta da apresentação musical de adolescentes participantes de projeto social e os trabalhos foram abertos com palestras do juiz Fausto Geraldo Filho, da promotora de Justiça da Infância e Juventude Isabela de Carvalho e da psicóloga judicial da comarca de Montes Claros, Georgita Maria Jardim.
“Nossa principal meta é fazer com que todos os órgãos que trabalhem com os direitos da criança e do adolescente na comarca de Pirapora tenham uma só orientação para que atuemos em conjunto”, disse o juiz Fausto. Segundo ele, os objetivos do encontro foram alcançados, e a meta agora “é colher os frutos que plantamos e pensar em um tema já para um novo encontro que deve ser realizado no próximo ano”.
A prioridade da comarca, ainda de acordo com o magistrado, é dar continuidade aos serviços de proteção à criança e ao adolescente, tanto na parte de adoção como na de adolescentes infratores.