A Amagis realizou na manhã de hoje, 14, live sobre o Processo Judicial eletrônico (PJe). O encontro foi uma solicitação da Amagis ao Tribunal, feita pelo presidente da Associação, desembargador Alberto Diniz, e reuniu magistrados e a equipe técnica do Tribunal de Justiça que conversaram sobre o PJe, os problemas que magistrados e servidores têm enfrentado e as possíveis soluções que podem ser encontradas. 


A live foi realizada pelo aplicativo Zoom e transmitida pelo
canal da Amagis no Youtube

 

Na abertura, o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, destacou que a live abordou um tema pertinente que muito tem ocupado a cabeça e o dia a dia dos magistrados e servidores. “Essa live é uma oportunidade para os colegas questionarem e tirarem dúvidas sobre o PJe diretamente ao Tribunal e à sua equipe técnica”, disse. 

Em seguida, Alberto Diniz passou a palavra para o juiz Delvan Barcelos Júnior, auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal,  que agradeceu e parabenizou a iniciativa da Amagis, “que permite o contato com os colegas e a exposição de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração do Tribunal nessa área para superar a crise do PJe”.

O juiz Delvan agradeceu também a sensibilidade dos magistrados e servidores pela compreensão do momento pelo qual todos estão passando com a pandemia, que afetou não só a área de saúde mas também a área da informática. “Sabemos que diversos colegas e servidores têm se esforçado e trabalhado fora do horário normal do expediente e tem nos reportado os problemas que o PJe vem apresentando. Isso nos ajuda muito a identificar e solucionar os problemas. Agradeço também o apoio da Corregedoria de Justiça, na pessoa do corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, que tem sido parceiro com toda sua equipe. Essa parceria é fundamental para que possamos alcançar bons resultados”, afirmou. 

Desembargadores, juízes e servidores do TJMG participaram da live

 

O corregedor-geral, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, reafirmou que a Corregedoria é parceira dos magistrados e dos servidores. Ele disse que a inconsistência do sistema do PJe tem sido levada em consideração por toda a equipe da Corregedoria de Justiça e que ela não é culpa dos magistrados e nem dos servidores. “O jurisdicionado não pode ser prejudicado mais do que já tem sido em decorrência da pandemia. Agora, a palavra é persistência e compreensão neste momento de crise do PJe”, afirmou. 

O superintendente Administrativo Adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho,também participou da live.  

Os juízes participantes levantaram dúvidas e destacaram problemas no sistema do PJe, sendo a lentidão e o travamento os maiores deles. De acordo com os magistrados, esses problemas comprometem muito o bom andamento dos trabalhos nos gabinetes e também nas secretarias.  

O vídeo da live está disponível no canal da Amagis no Youtube.  Clique aqui para assistir.

Participaram, além dos desembargadores e do juiz Delvan Barcelos, a juíza auxiliar da Presidência do TJMG e vice-presidente de Saúde da Amagis, Rosimere das Graças do Couto, o juiz auxiliar da Corregedoria e superintendente adjunto de Planejamento, Eduardo Gomes dos Reis, o diretor-executivo de Informática do TJ, Antônio Rolla, e os juízes Antônio Carlos Parreira (Varginha), Thiago Colnago (Belo Horizonte), Armando Domingues Ventura Júnior (Uberlândia), Raquel Gomes Barbosa (Juiz de Fora), Flávia Birchal (Belo Horizonte), Andrea Miranda Costa (Belo Horizonte),  Kenea Márcia Damato (Belo Horizonte), e Marcos Antônio Ferreira (Montes Claros). 

As perguntas enviadas por magistrados durante a live serão encaminhadas para a equipe de informática do Tribunal de Justiça para serem respondidas.