doorgal_capa.jpgO Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) reuniu-se no final da tarde de hoje, 18/02, para a posse do juiz Doorgal Andrada como desembargador. A cerimônia foi realizada no auditório da unidade Raja Gabaglia do Tribunal, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Ótavio de Noronha, o vice-governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia, o secretário de Defesa Social, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, além de familiares e amigos do magistrado.

Segundo o novo desembargador, essa é uma conquista de grande satisfação e responsabilidade na carreira – por passar a compor um órgão que administra direta ou indiretamente o Judiciário –, que faz questão de dividir com todos os juízes colegas de 1º grau. “Entendo que o verdadeiro juiz é aquele de primeiro grau que sofre as angústias, muitas vezes solitariamente, e tem a chance de ver nos olhos do réu e ouvir as testemunhas podendo fazer um julgamento mais próximo da realidade, em busca da justiça”, comentou.

Convidado à mesa de honra, o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, destacou as qualidades que credenciam o colega para exercer o cargo de desembargador. “O desembargador Doorgal Borges de Andrada é uma grande aquisição para o Tribunal de Justiça, pois além de ser um magistrado muito técnico, competente e operoso, é também um magistrado com ampla visão da magistratura brasileira e poderá contribuir muito não só para a prestação jurisdicional, mas também no aprimoramento do poder Judiciário”, comentou. A diretoria da Amagis acompanhou toda solenidade.

Reconhecimento

Após dar posse ao desembargador, o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, comentou a ampla experiência e liderança do novo membro do Tribunal, que é ex-presidente da Amagis e atual vice-presidente da AMB. Para o segundo vice-presidente do TJMG, superintendente da EFEJ e membro do Conselho Deliberativo da Associação, desembargador Reynaldo Ximenes, Doorgal Andrada é antes de tudo um homem correto, idôneo, o que faz dele um dos melhores magistrados do Estado. “Acredito que no Tribunal ele irá dar uma contribuição muito grande no norte da jurisprudência que vai se renovando no nosso tribunal”, afirmou.doorgal_1.jpg

Para o deputado federal, Bonifácio Andrada, pai do desembargador Doorgal Andrada a posse de hoje no TJMG vai um pouco além das questões públicas. “Indiscutivelmente, a posse do Doorgal tem aspectos emocionais e afetivos de alta significação. Por outro lado, tenho de dizer que o conhecendo de perto sei que ele representará uma grande contribuição à Justiça do nosso Estado” disse.

O deputado estadual Elmiro Nascimento (DEM) recordou a contribuição dada pelo desembargador no processo de construção da Lei de Organização e Divisão Judiciárias (LODJ), “É uma pessoa de muita competência, nos ajudou muito no projeto”, lembrou. O juiz André Luz Amorim Siqueira também destacou as qualidades intelectuais de Doorgal Andrada, que para ele, aliada ao seu grande potencial de trabalho, resultará em grandes serviços prestados à população de Minas Gerais.

Experiência

Doorgal de Andrada é formado pela Faculdade de Direito da UCMG, atual PUC-Minas, é pós-graduado em Gerência de Empresas pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA/BH. Foi advogado, Delegado de Polícia, Promotor de Justiça e lecionou nas Faculdades de Direito de Barbacena (Unipac), de Colatina (ES) e na Universidade de Uberaba (Uniube), e tem vários artigos, monografias e obras publicadas na área direito.

Como juiz, o desembargador Doorgal Andrada, atuou nas comarcas de Resende Costa, Congonhas, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, São João del Rei, Aimorés, Conquista, Estrela do Sul, Uberaba e Belo Horizonte, onde esteve à frente da 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado.

E em sua vida pública foi presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2003, e eleito vice-presidente institucional da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mandatos de 2005 a 2007 e 2008 a 2010, e é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Mesa de honra

Além do presidente do TJMG, Sérgio Resende, o vice-governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia, representando o governador Aécio Neves, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, também compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel PM Rúbio Paulino Coelho e o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques.

Na extensão da mesa estavam o presidente da Amgagis, juiz Nelson Miissias de Morais, o deputado federal Bonifácio Andrada, o Secretário de Estado da Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, o advogado-geral do Estado, José Bonifácio Borges de Andrada, a auditora-geral do Estado, Maria Celeste Morais Guimarães, o defensor-público geral do Estado, Belmar Azze Ramos, o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar José Geraldo Ferreira Malta e o vice-presidente da AMB, juiz Cláudio Luis Braga Dell’Orto.

doorgal_3.jpgdoorgal_2.jpg
doorgal_5.jpgdoorgal_6.jpg