novadiretoriatj.jpg

O Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) elegeu nesta tarde (23), a nova diretoria da instituição e o novo corregedor e vice-corregedora de Justiça do Estado. O novo presidente do Tribunal será o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o 1º vice-presidente o desembargador Almeida Melo. O 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) será o desembargador José Antonino Baía Borges, e o desembargador Manuel Saramago será o 3º vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores. Para corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais foi escolhido o desembargador Audebert Delage Filho, e a desembargadora Vanessa Verdolim foi eleita vice-corregedora.

Mesmo reconhecendo as limitações orçamentárias que a Justiça mineira enfrenta, especialmente em um período de crise econômica, o presidente eleito do TJMG, Herculano Rodrigues, disse que é preciso ousar. E revelou que um dos seus principais objetivos é resgatar a administração do Tribunal no aspecto tecnológico, especialmente na implantação do processo eletrônico. "Temos que trabalhar com muito afinco, com os pés no chão, procurando cada vez mais aprimorar a prestação Jurisdicional", afirmou.

Para o corregedor eleito, desembargador Audebert Delage, a corregedoria é ao mesmo tempo um órgão de orientação e, naturalmente, de disciplina. Ele disse ainda que neste biênio pretende realizar uma administração voltada para os interesses do Poder Judiciário e da magistratura, preservando sua imagem junto ao povo mineiro e ao Brasil.

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, desejou aos eleitos profícua administração, acrescentando: "Senhores do destino do Judiciário mineiro, os novos eleitos são legitimados por suas carreiras, autoridade moral, vasta experiência e cabedal jurídico indiscutível. Sem dúvida, os desembargadores Joaquim Herculano, Almeida Melo, Baía Borges, Manuel Saramago, Audebert Delage e Vanessa Verdolim honram o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e são os melhores nomes para enfrentamento dos desafios que o momento político suscita."

Herculano Rodrigues

Joaquim Herculano Rodrigues é mineiro de Abre Campo e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ingressou na magistratura em 1976 e foi juiz nas comarcas de Tarumirim, João Pinheiro, Carangola e Belo Horizonte, onde foi titular da 4ª Vara Criminal. Foi presidente do extinto Tribunal de Alçada e vice-presidente da Amagis e da AMB. É desembargador do TJMG desde 1997 e foi presidente do TRE-MG. Atualmente, é 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Almeida Melo

O desembargador José Tarcízio de Almeida Melo nasceu em Pará de Minas e formou-se em Direito pela UFMG. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada e presidente do TRE-MG. Também foi diretor da Amagis e da AMB e tem doutorado em Direito pela UFMG.

Baía Borges

José Antonino Baía Borges é natural de Belo Horizonte e tem formação em Direito e letras e doutorado em Direito pela UFMG. Como juiz, já passou pelas comarcas de Tombos, Ibiá, Sete Lagoas e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde 1998 e já foi presidente do TRE-MG.

Saramago


Formado em Direito pela PUC Minas e mestre em Direito Processual pela mesma Universidade, o desembargador Manuel Saramago foi promotor de justiça nas comarcas de Eugenópolis e Conceição do Mato Dentro. Atuou como juiz nas comarcas de Mar de Espanha, Conselheiro Pena, Mantena, Viçosa e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde 2003.

Delage

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, o desembaragdor Luiz Audebert Delage Filho ingressou na magistratura em 1979, assumindo a Comarca de Tarumirim. Também atuou em Ipanema e Pirapora. Em BeloHorizonte, atuou na Vara de Acidentes de Trânsito até o ano de 1994, quando foi promovido ao Tribunal de Alçada. Em outubro de 2002, foi promovido ao cargo de desembargador. É o atual vice-presidente Financeiro da Amagis.

Vanessa Verdolim

A desembargadora Vanessa Verdolim Hudson Andrade é natural de Conselheiro Lafaiete e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. Foi juíza nas comarcas de Andradas, Rio Casca, Coronel Fabriciano, e Belo Horizonte. Foi promovida ao cargo de desembargadora em 1998.