O corregedor-geral de Justiça e poeta, desembargador Célio César Paduani, foi homenageado na noite de ontem, 25 de março, durante a programação da 3ª Semana da Poesia no Fórum Lafayette, evento que reúne obras poéticas de servidores e magistrados do Poder Judiciário. A 3ª Semana da poesia começou na segunda-feira e termina hoje, 26 de março.

Em seu pronunciamento, o corregedor afirmou ter sido pego de surpresa com a homenagem. Sobre a arte de escrever poemas, atividade que começou a praticar aos 8 anos, o desembargador contou que sempre teve uma tendência forte para a literatura. “Fazer poemas não é fácil. É preciso muito esforço e estudo”, disse o poeta Célio César Paduani, que afirmou ainda não acreditar em inspiração e, sim, na capacidade de observação da pessoa.

O poeta Célio César Paduani acompanhou atento o recital de alguns poemas de sua autoria. A declamação das obras foi feita pelo ator Geraldo Capeta marcou o início do evento. Para o ator, o peso das palavras, o sentimento e as idéias de Paduani foram de grande importância na composição de sua atuação. Geraldo Capeta também afirmou estar satisfeito por ter a oportunidade de levar a poesia, uma arte fruída por poucos, a um espaço tão diferente como o Fórum.

Após a interpretação de Geraldo Capeta, o poeta e pesquisador de poesia e música brasileira Marcelo Dolabela debateu a poesia de Célio César Paduani na palestra “Célio César Paduani – do Neoconcretismo ao poema-objeto do cotidiano”. Para Dolabela “(Célio César) Paduani, (Ferreira) Gullar e (Armando) Freitas Filho trazem muito de semelhante em suas trajetórias”.

Na palestra, Dolabela passou em revista a história da poesia brasileira desde a Semana de Arte Moderna, em 1922, passando pela “Geração de 45”, até as “Vanguardas tardias”, que tem como núcleo a Poesia Concreta, da “Geração de 60”. O pesquisador coloca a obra de Paduani nesse movimento, mas ressalta também a presença de características do neoconcretismo.

Em sua terceira edição, a Semana da Poesia deste ano também lançou, no evento de ontem, um livro que reúne todas as poesias produzidas no projeto Semana da Poesia. A publicação de 83 páginas abriga 69 poemas de servidores e magistrados. Cada poeta participante recebeu um exemplar da obra das mãos do desembargador Célio César Paduani.

Mais de 150 pessoas, entre desembargadores, juízes, do Fórum e auxiliares da corregedoria, autoridades, poetas e familiares dos servidores e magistrados que participam do livro prestigiaram o evento, que teve como fechamento um coquetel de congraçamento.

A 3ª Semana da Poesia faz parte do projeto Talento Forense, do Espaço Cultural Fórum Lafayette, e é uma realização da Assessoria de Comunicação Institucional do Fórum Lafayette, com o apoio da Direção do Foro da comarca de Belo Horizonte e patrocínio do Banco Itaú.

Fonte: Ascom Fórum Lafayette