Oito magistrados mineiros foram agraciados pela Polícia Militar de Minas Gerais com a medalha Alferes Tiradentes 2022, a mais alta comenda da Instituição. Receberam a honraria os desembargadores Maurício Soares e Marcos Lincoln dos Santos, presidente e ex-presidente do TRE-MG; e os juízes Denes Marcos Vieira, da Comarca de Carmo do Paranaíba, Mauro Riuji Yamane, da Comarca de Divinópolis, Ernane Barbosa Neves, de São João Del-Rei, e Aline Gomes dos Santos Silva, de Nanuque. Os desembargadores José Arthur Filho, presidente do TJMG, e Ana Paula Nanetti Caixeta, 3ª vice-presidente do TJMG, irão receber a medalha em data a ser marcada posteriormente.

Também recebeu a medalha Alferes Tiradentes neste ano, o ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, que já atuou como juiz em Minas Gerais entre os anos de 1996 e 1997.

Medalha

A Medalha “Alferes Tiradentes” foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774 de julho de 1989, e é outorgada durante as solenidades de aniversário da PMMG, que neste ano comemora os seus 247 anos. O objetivo é distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social. A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.