O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) integra os órgãos do Poder Judiciário nacional que realizam entre os dias 02 e 06 de dezembro de 2013 a VIII Semana Nacional da Conciliação. A campanha visa estimular a conciliação que é o caminho mais fácil, rápido e menos dispendioso de resolver conflitos.

No TJMG, o prazo de adesão das unidades do Juizado Especial e da Justiça Comum à Semana Nacional da Conciliação termina no dia 1º de novembro. Até o dia 25 de outubro já estavam agendadas mais de 1.600 audiências para o período.

Para fazer acordo, solicite aqui uma audiência de conciliação, independente da fase em que se encontra o seu processo.O pedido será encaminhado para as respectivas varas ou secretarias de juízo da Justiça Comum e Juizados Especiais onde tramita o seu processo. Escreva os dados com atenção, para que sua audiência possa ser agendada!

A Semana

O slogan da VIII Semana Nacional da Conciliação é "Quem concilia sempre sai ganhando", já que dessa forma ambas as partes em uma disputa judicial chegam a um acordo que põe fim à divergência de uma vez por todas. Assim, questões que poderiam levar anos para serem resolvidas na Justiça são solucionadas a partir um acordo, reduzindo-se as despesas e até mesmo transtornos emocionais.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Conciliação faz parte do esforço do Judiciário para reduzir o grande estoque de processos na Justiça brasileira, um volume de 92,2 milhões, segundo o Relatório Justiça em Números.
Segundo os dados do CNJ, somando os processos da Justiça Trabalhista, Federal e Estadual, os mutirões conseguiram finalizar, no ano passado, metade (50,5%) dos processos incluídos na Semana Nacional de Conciliação. Nos últimos sete anos, as semanas nacionais de conciliação realizaram 1,9 milhão de audiências, efetuaram 916 mil acordos (47,5%) e movimentaram R$ 5,3 bilhões.

Fonte: TJMG