O prazo de alistamento eleitoral termina hoje, dia 5 de maio, e os 351 cartórios eleitorais do Estado esperam grande movimento de eleitores. Nesta terça-feira (4), 7.118 pessoas passaram pelos cartórios eleitorais de Belo Horizonte para tirar ou transferir o título de eleitor. As filas se acumularam ao longo do dia, apesar da grande quantidade de guichês de atendimento montados pela Justiça Eleitoral.

Apenas na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), que fica na Avenida do Contorno nº 7.038, 3.356 eleitores foram atendidos nesta terça-feira. Também há guichês em um posto provisório na Avenida Prudente de Morais, nº 320, por onde passaram 1.391 pessoas. Nos cartórios eleitorais do Barreiro (36ª e 333ª ZEs), 950 eleitores receberam atendimento e, em Venda Nova (38ª e 334ª ZEs), 1.421 pessoas foram atendidas. Os cartórios eleitorais na Capital vão funcionar nesta quarta-feira das 8h às 17h. No interior, os cartórios funcionam das 10h às 16h. Quem estiver nas filas nos locais de atendimento no horário previsto para encerramento vai receber uma senha e será atendido. O eleitor pode tirar dúvidas por meio do Disque-Eleitor (3291-0004 ou 148). Só nesta terça-feira o serviço recebeu 2.130 ligações.

Documentos

Para tirar o título, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar.

O eleitor que mudou de residência para outro município dentro do Estado de Minas Gerais ou para outro município de outro Estado deve comparecer ao cartório da zona eleitoral à qual pertence a sua nova residência, levando documento oficial de identificação original e o título de eleitor, se ainda o possuir. É necessário que ele resida no novo endereço há pelo menos três meses e que tenha decorrido, no mínimo, um ano desde a última transferência ou a data da inscrição.

Os eleitores com dificuldade de locomoção, como idosos e pessoas com deficiência, também devem ficar atentos porque o dia 5 de maio também é o prazo final para que eles peçam a transferência do título para uma seção especial de fácil acesso. Em Minas, existem 2.147 seções de fácil acesso.

Fonte: TRE