- Institucional
- Histórico
- Diretoria
- Presidente
- Vice-Presidente Administrativo
- Vice-Presidente Financeira
- Vice-Presidente de Saúde
- Vice-Presidente de Aposentados e Pensionistas
- Vice-Presidente de Interior
- Vice-presidente Sociocultural-Esportivo
- Diretora-Secretária
- Diretor-Subsecretário
- Diretores
- Ouvidor
- Coordenadoria Amagis Mulheres
- Conselho Deliberativo
- Conselho Gestor de Saúde
- Coordenadores Regionais
- Diretores das Seccionais
- Coordenadores Colônias de Férias
- Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
- Coord. de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
- Coordenadoria de Defesa das Prerrogativas
- Coordenadoria de Infância e Juventude
- Coordenadoria de Política de Proteção e Apoio à Pessoa com Deficiência
- Coordenadoria de Segurança da Amagis
- Comissões
- Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Memorial da Amagis
- Escola da Amagis - Emajs
- Nutris e NAC
- Sede da Amagis
- Estatuto
- Convênios
- Amagis Mulheres
- Times de Futebol da Amagis
- Encontro da Magistratura Mineira
- Feira de Natal
- Eleição Amagis Triênio 2025-2027
- Comunicação
- Revista Decisão
- Revista MagisCultura
- Cartilha 'Desvendando o Autismo'
- Livro - Quatro Romances de Godofredo Rangel
- Livro "Memórias do Juiz mais antigo do Brasil" - Hermenegildo de Barros
- Cartilha de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados
- Prêmio Amagis de Jornalismo
- Informativo Prestando Contas
- Publicações
- Jornal Decisão
- Informativo Saúde
- Notícias
- Amagis na Imprensa
- Programas de TV
- Vídeos
- Revista Magiscultura
- Revista AMAGIS Jurídica
- Homenagens
- Artigos
- Sentenças
- Discursos
- Curadoria - Livros e Filmes
- Turmas da Magistratura Mineira
- Comunicação
- LODJ
- Comunicação
- Colônias de Férias
- Serviços
- Amagis Saúde
- Ouvidoria
- Fale conosco
Prefeitura vai agilizar construção do novo Fórum
20/02/2013 13h13 - Atualizado em 09/05/2018 15h43
Na edição de número 476, o jornal O Tempo Contagem publicou uma matéria relatando a situação caótica do Fórum de Contagem. E, para agilizar a construção do novo Fórum de Contagem, o prefeito de Contagem, Carlin Moura, reuniu-se na tarde do último dia 1º, com a juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Flávia Lanari, e com os juízes do Fórum, entre eles, o diretor do órgão e juiz da Vara de Execuções Criminais, Wagner Cavalieri. Na ocasião, a juíza Flávia Lanari entregou ao prefeito o projeto executivo e viário do novo Fórum da Comarca de Contagem.
Carlin informou que a prefeitura está trabalhando para dar celeridade à concessão do alvará de construção e de demais procedimentos, necessários para que as obras do Fórum e dos acessos viários sejam iniciadas o mais breve possível. "Sabemos da importância dessa construção devido às condições do atual imóvel. Assim como o TJ, o município está comprometido em atender com comodidade e eficiência a população de Contagem", afirmou.
A juíza Flávia Lanari agradeceu a oportunidade do encontro e o empenho em agilizar os processos que competem ao município. "Foi um diálogo fácil e aberto. Por isso, em nome do TJ, quero agradecer ao prefeito e aos secretários municipais presentes pelo auxílio na construção do novo fórum e pela colaboração com a oferta dos serviços jurisdicionais à população", destacou.
Também estiveram presentes na reunião, o presidente da OAB/MG, Joabe Pereira Santos, a equipe técnica responsável pela construção do Fórum, representantes da Prefeitura de Contagem, entre outras autoridades.
Estrutura arrojada
De acordo com os representantes do Tribunal de Justiça, o projeto está orçado em R$ 55 milhões e o prazo previsto para que as obras sejam iniciadas é maio deste ano.
O terreno do novo Fórum terá 40 mil metros quadrados de área total, sendo mais de 22 mil metros quadrados de área construída. O prédio terá sete andares, com sala do júri/auditório com 200 lugares, sala do júri secundária com 80 lugares, 46 varas, elevadores, sistema de ar condicionado ecológico, circuito interno de TV e instalações com acessibilidade a pessoas com deficiência. Já a área externa contará com estacionamento privativo coberto com 60 vagas e estacionamento público descoberto com 400. O novo Fórum será construído na Avenida João César de Oliveira, próximo à Empresa São Gonçalo e a UNA.
Problemas
A segunda maior comarca de Minas sofre com estrutura precária e um dilema: os servidores são insuficientes para dar conta do acervo de 125 mil casos que lá tramitam. Contudo, a unidade não comporta os 220 funcionários da Justiça, além de advogados e outros cidadãos que frequentam o local todos os dias.
A edificação, até a instalação do fórum, em 1972, era um centro de distribuição de alimentos no centro de Contagem. O prédio foi adaptado para receber uma vara judicial. Mas, 40 anos depois são 11 as varas abrigadas de maneira improvisada. A 2° Cível, por exemplo, tem um anexo somente para armazenar as peças jurídicas. A 4ª Cível tem os números mais graves: 9.000 processos tramitando para cinco servidores. No ano passado, dos 32 mil processos que entraram na comarca, 7.000 ficaram sem decisão, ou seja, 21%.
Além das 11 Varas de Justiça abarrotadas no fórum, Contagem conta com outras dez espalhados pela cidade, o que também influencia na lentidão do trabalho. A demanda é considerada grande para os 26 juízes de primeira instância, que, "apesar do esforço", não conseguem dar vazão a todos os processos.
Fonte: O Tempo Contagem