Adriano Boaventura
IBIRITÉ - O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, se reuniu com as juízas Sabrina Alves Freesz e Jeane Rose Magalhães, da Comarca de Ibirité, na Grande BH, nesta terça-feira (12), para discutir as condições de trabalho dos magistrados e a segurança dos fóruns.
O fórum de Ibirité representa a realidade de grande parte dos fóruns mineiros, pois não conta com vigilantes, porta com detector de metais nem sistema de câmeras de vídeo. São precárias as condições de trabalho e de segurança. Além disso, a 2ª Vara Cível está desprovida de juiz desde agosto do ano passado. A juíza Sabrina Alves está respondendo pela 1ª e 2ª Varas. Na mesma situação, está a juíza Jeane Magalhães, que responde pela Vara Criminal e da Infância e Juventude, além do Juizado Especial de Ibirité.
Para o presidente da Amagis, é urgente e necessária uma ação do Poder Judiciário e dos demais Poderes, além da sociedade local, no sentindo de que seja construído um novo fórum para melhor atender à comarca. Herbert Carneiro prometeu às juízas somar esforços com o Tribunal de Justiça e com os outros Poderes no sentido de resolver o problema da precariedade do fórum da comarca.
As magistradas ficaram muito satisfeitas com a visita do presidente da Amagis. “A nossa preocupação só não é maior pela perspectiva de ampliação do prédio e construção de um novo fórum para a comarca”, afirmou a juíza Sabrina Alves.
As reuniões com os juízes do interior e de Belo Horizonte, como a realizada no dia 7 março, nas Varas da Fazenda Pública da Capital, são parte do processo de revitalização da gestão itinerante da Amagis, que visa a integração da classe, por meio do diálogo, a fim de ampliar a participação da magistratura nas ações da nova diretoria.
A reunião desta terça-feira, em Ibirité, foi a sétima realizada pela nova diretoria, que em pouco mais de dois meses também já esteve nas Comarcas de Passos, Santa Luzia, Ipatinga, Teófilo Otoni, Lagoa Santa e Poços de Caldas.