palestraconfedesen_i.jpg
palestraconfedesen_ii.jpg

Durante a palestra sobre “Transversalidade – Vetores para o desenvolvimento regional”, realizada nesta quinta-feira, 2, no segundo dia da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, defendeu a democratização do Poder Judiciário.

Segundo Bruno Terra, no contexto político nacional, o Judiciário tem desempenhando a função de equilíbrio entre os poderes e as instituições. Entretanto, para ele, a manutenção da estrutura herdada do século XIX faz com que esse papel seja relativizado, pois internamente o Poder Judiciário não se democratizou e atua de forma altamente centralizada.

Na avaliação do presidente da Amagis, para que o Judiciário se torne mais participativo, útil à federação e à cidadania, é preciso que ele seja atualizado estruturalmente, especializando-se sua função de guardião da Constituição. Pra ele, também é preciso que os órgãos já existentes aproveitem melhor suas capacidades e habilidades para atuações mais voltadas ao compromisso com o público e realização material da cidadania.

A plenária final da conferência, que está sendo promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, será realizada nesta sexta-feira (3), Cidade Administrativa de Minas Gerais Tancredo Neves.