Nesta sexta-feira, 31, terá início a pesquisa realizada pela Amagis e Escola Superior Dom Helder Câmara com o objetivo de traçar um diagnóstico do Judiciário mineiro. O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, na carta de apresentação que será enviada no e-mail com a pesquisa, destaca a importância da participação de todos os magistrados, pois os resultados irão ajudar a balizar diretrizes para o aperfeiçoamento da magistratura.

Veja abaixo a carta de apresentação:

Caro(a) colega,

Com cordial visita, encaminho-lhe a pesquisa a seguir, realizada pela Amagis em parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara, a fim de diagnosticar a realidade vivida pelos magistrados mineiros.

O objetivo é conhecer o pensamento, a experiência e os anseios da magistratura na busca permanente pelo aperfeiçoamento do Judiciário a partir de um planejamento estratégico. A pesquisa aborda temas como orçamento, eleição direta para o TJMG, segurança nas unidades judiciárias, celeridade da Justiça, formação continuada e aperfeiçoamento na carreira.

Uma das grandes dificuldades, hoje, é a falta de informações reais e verdadeiras dessa realidade para a formulação de boas propostas de melhor funcionamento das comarcas. Para isso, ninguém melhor que o juiz e a juíza, que estão na ponta do atendimento e em contato direto com o jurisdicionado.

Mais do que identificar e reafirmar situações recorrentes e conhecidas, queremos a participação de cada um dos magistrados na construção coletiva do futuro do Judiciário.

Contamos com seu apoio e participação, fundamentais na gestão integrada da Amagis.

Herbert Carneiro
Presidente da Amagis