O presidente da Amagis, Herbert Carneiro, proferiu, nesta quinta-feira, 28, palestra para os alunos do Curso de Formação para o Ingresso na Carreira da Magistratura, coordenado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).
Com o tema Relações Institucionais e Interinstitucionais, Herbert Carneiro enfatizou a importância do papel do juiz de transformador social. “O juiz, hoje, é mais que um cidadão que prolata sentença e fica em gabinetes resolvendo processos. Ele tem que conhecer um pouco mais do contexto social e estar inserido nos problemas para que possa decidir com mais segurança, firmeza e independência”, disse.
Segundo o magistrado, a transformação passa pelo Judiciário, que é feito por seres humanos e que têm suas dificuldades. Mas, de acordo com ele, o que o juiz sempre deve ter é a consciência da responsabilidade do exercício da judicatura.
Durante a palestra, Herbert Carneiro destacou a importância do juiz ter serenidade e equilíbrio emocional. Falou sobre a vocação, o compromisso e a eficiência, características fundamentais para aquele que escolhe a magistratura.
Ainda na palestra, foram abordadas as relações interpessoais e a importância do preparo técnico e inclinação para interpretar a lei da melhor maneira possível. E mais: as relações em ambientes corporativos; as relações internas com os servidores do Poder Judiciário; integração e cooperação em ambientes de trabalho, habilidades de comunicação, e modelos contemporâneos de gestão de pessoas.
A palestra foi realizada no auditório do anexo I do TJMG e integra o 3° Curso de Formação para o Ingresso na Carreira da Magistratura.