trofeualteres3.jpgO presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, foi homenageado nesta segunda-feira, 29, com a entrega do Troféu Alferes Tiradentes, concedido pelo Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em razão de seu 65° aniversário. Além dele, o desembargador Armando Freire, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também foi agraciado.

A solenidade foi realizada no Clube dos Oficiais, em Belo Horizonte, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador Alberto Pinto Coelho, representando o governador Augusto Anastasia; e o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Romanelli, que também foi agraciado.

Orador oficial da cerimônia foi o desembargador Herbert Carneiro, que falou sobre a importância do patrono da honraria, Tiradentes, cujo nome mantém viva as tradições militares e o culto cívico dos heróis. Em seu discurso, o presidente da Amagis destacou o equilíbrio e a serenidade como fundamentais ao debate político ainda que os resultados imediatos não sejam favoráveis a uns e outros. “O Judiciário e a Polícia Militar têm papéis distintos, mas ambos convergem e buscam sempre a paz social, a defesa e a garantia dos direitos do cidadão”, disse Carneiro.

Clique aqui para ler o discurso do desembargador Herbert Carneiro na íntegra.


trofeualteres2.jpg Em seu discurso, o presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar, Cel. Edvaldo Piccinini Teixeira, destacou a importância do líder da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier para a história do país. O coronel contou um pouco da historia de Tiradentes e dos caminhos que ele galgou até alcançar o posto de herói maior. “Ao entregar o Troféu aos homenageados, que fizeram por merecer, nosso clube serve de tribuna chamando atenção para os graves problemas que afligem nossa sociedade”, disse ele, destacando a banalização da vida e o aumento e a predominância da criminalização como os principais problemas enfrentados atualmente pela sociedade.

alferestrofeu1.jpg

Troféu

Neste ano, 79 autoridades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com o Troféu, destinado àqueles que se destacaram junto às suas comunidades, à PM e ao Bombeiro Militar, e ao Estado de Minas Gerais em prol da paz social. Clique aqui para ver a lista completa.
O Troféu Alferes Tiradentes foi instituído pelo Clube dos Oficiais da Polícia Militar para perpetuar a memória e os feitos do Alferes do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, “O Tiradentes”.