O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, foi homenageado na noite desta terça-feira, 7, durante a solenidade de comemoração dos 102 anos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). A cerimônia foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Centro de Belo Horizonte.
Na abertura do evento, o presidente do IAMG, Nilson Reis, exaltou a trajetória centenária do Instituto e fez uma breve apresentação de todos os agraciados.
Na ocasião, além do presidente da Amagis, homenageado na categoria Magistratura, também receberam a Comenda do IAMG o ministro aposentado do STF Francisco Rezek (categoria Jurista), Paulo Roberto de Gouvêa Medina (categoria Advogado), Édson Resende de Castro (categoria Ministério Público), Emerson Luiz de Castro (categoria Magistério Jurídico), Frederico Abelha (categoria Polícia Civil), Rogério César Luiz (categoria Servidor da Justiça), e Daniela de Freitas Marques (Homenagem Especial).
Édson Resende de Castro falou em nome dos agraciados e afirmou que a comenda simboliza o relacionamento fraterno e cooperativo que todos os homenageados cultivam com os advogados.
Palestra
A solenidade também contou com palestra proferida pelo ministro aposentado Francisco Rezek, um dos homenageados da noite, que abordou o tema “Reforma Política/Nova Constituinte”. Em sua fala, ele relembrou momentos históricos de sua vida acadêmica, como os embates políticos que vivenciou na Escola de Direito da UFMG, na década de 1960.
Francisco Rezek destacou que o país vive uma dificuldade severa no enfrentamento da reforma política e que, uma das saídas, é a sociedade raciocinar com simplicidade. Segundo ele, a população brasileira anseia que o país se torne politicamente decente e que os costumes políticos nacionais, contaminados principalmente nos últimos anos, passem por um intenso processo de saneamento.
“A reforma política é, acima de tudo, um trabalho de saneamento, pois tem a ver com a grave poluição moral que se abateu sobre o Brasil e que precisa ser corrigida. A reforma é uma cobrança severa de dignidade”, afirmou.
Presenças
Também participaram do evento o vice-presidente dos Aposentados e Pensionistas da Amagis, juiz José Martinho Nunes Coelho; o presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, Antônio Mário de Abreu Pinto; o membro do Conselho Superior do IAMG, José Anchieta da Silva; o desembargador José Marcos Rodrigues, representando o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro; o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Fernando Gonzaga Jayme; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld; o presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas, professor Aristóteles Atheniense; e o professor Sérgio Leonardo Lopes, representando a OAB-MG.