O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, será homenageado nesta sexta-feira, 21, com a Medalha da Inconfidência, a maior honraria do Governo de Minas Gerais. O vice-presidente Financeiro da Associação, desembargador Alberto Diniz Junior, também será agraciado, juntamente com outros nove magistrados mineiros. Veja abaixo:

- Desembargador Maurício Soares, presidente da Amagis

- Desembargador Alberto Diniz Júnior, vice-presidente Financeiro da Amagis

- Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, 1º vice-presidente do TJMG

- Desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira

- Desembargador Amauri Pinto Ferreira

- Desembargador Eduardo César Fortuna Grion

- Desembargador Jair José Varão Pinto Júnior

- Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca

- Juiz Adilon Cláver de Resende

- Juiz Paulo Rogério de Souza Abrantes

A solenidade será realizada na manhã desta sexta-feira, 21, em Ouro Preto, e será presidida pelo governador Fernando Pimentel. O Grande Colar será entregue, in memorian, ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela,por seu trabalho na luta pela paz, pela união dos povos e pela liberdade”. A comenda vai ser recebida pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Joseph Mashibye. Diversas autoridades e personalidades de todo país também serão agraciadas. A lista foi publicada nesta quinta-feira, 20, no Minas Gerais (Diário do Executivo, página 2). Veja aqui.

Considerada a mais alta comenda concedida pelo Governo mineiro, a Medalha da Inconfidência foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek, por meio da Lei nº 882/1952, e homenageia os cidadãos que, pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuem para a projeção do Estado de Minas Gerais. Tradicionalmente, a cerimônia de condecoração é realizada no dia 21 de abril, quando, em comemoração da Semana da Inconfidência, a capital do Estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.