O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, entregou na tarde desta sexta-feira, 13 de dezembro, quadro com retrato do desembargador Alfredo de Araújo Lopes da Costa ao seu neto, desembargador Evandro Lopes da Costa Teixeira. O magistrado é autor de artigo sobre seu avô publicado na série histórica de MagisCultura, Volume II, que destacou 18 magistrados mineiros que deixaram sua marca na história do Poder Judiciário, entre eles Lopes da Costa. Leia a edição aqui. (O artigo sobre Alfredo Lopes da Costa começa na página 14).
O retrato de Lopes da Costa, assim como os demais homenageados na publicação, foi feito pela artista Sandra Bianchi.
Ao entregar a pintura, o juiz Luiz Carlos Rezende ressaltou sua alegria em realizar a homenagem e a importância de Lopes Costa e sua contribuição para o Direito. “Ficamos muito felizes em homenagear magistrados que são exemplos para todos nós, como Lopes da Costa. É nossa responsabilidade preservar e honrar suas contribuições”, afirmou Luiz Carlos.
O desembargador Evandro da Costa, neto do magistrado homenageado, agradeceu a distinção parabenizando o presidente Luiz Carlos pelo trabalho que desenvolve na Amagis de perpetuar a memória daqueles que, de alguma forma, contribuíram para o mundo jurídico. O magistrado falou do carinho que tem pelo juiz Fernando Humberto dos Santos, “um exemplo de magistrado não apenas na cultura, como na intelectualidade, na postura ética, como ser humano. Na vida tem aquela história de que boas árvores dão bons frutos. Não poderia ser diferente o nascimento do Luiz Carlos que seguiu, brilhantemente, o exemplo do pai e tem se destacado como magistrado por onde passou, no eleitoral, aqui na Amagis, e em todo lugar. Luiz Carlos eleva o nome da Magistratura mineira”, afirmou o desembargador Evandro.
A entrega do quadro foi feita do auditório da Amagis, onde está sendo realizada a exposição “Céu, Mar e Terra – Paisagens Afetivas” de aquarelas da artista Sandra Bianchi. Além do presidente da Amagis, estiveram presentes os juízes Fernando Humberto dos Santos, Wagner Cavalieri e Marcus Vinícius Mendes do Valle e as juízas Kenea Márcia Damato de Moura Gomes e Maura Angélica Oliveira Ferreira.